sexta-feira, 21 de novembro de 2008

RITO DO BATISMO PARA O POVO GUAJAJARA

Boas vinda e sentido do batismo
A comunidade assume o compromisso de educar a criança segundo os valores que Tupã nos transmitiu e nos valores da cultura do povo Tentehar. Mostrar que o batismo-rito de nomeação sempre esteve presente na cultura Tupi só que mudou com o tempo. O batismo é o momento em que toda a comunidade se compromete a defender a vida e os direitos das crianças segundo o jeito que Deus-Tupã quer.

Canto...................

1. Ato de libertação de tudo o que nos impede sermos uma verdadeira família e um povo unido (reconciliação).
Perguntar o que é que impede e atrapalha o nosso desejo de sermos uma verdadeira família e um povo unido... Deixar falar os presentes......

ORAÇÃO- Ó Deus Pai cheio de amor e misericórdia, nós pedimos a tua força para tirar do nosso meio todas as nossas maldades: a falta de respeito para com as pessoas e a natureza, o medo de defender os nossos direitos, a pouca vontade de assumir o compromisso de produzir fartura e de defendermos a nossa terra e a nossa cultura. Pedimos perdão aos nossos filhos e filhas e te pedimos de nos dar a coragem de estarmos sempre ao lado deles para garantir-lhes saúde, educação, amor, respeito e vida plena.

Passar entre as pessoas com fumaça em uma taça com incenso ou folhas verdes.....como faziam os pajés para afastar o mal.....

2. Apresentação dos afilhados à comunidade e ato de consagração a Deus e ao povo Guajajara.

Perguntar à comunidade o que desejam para a vida e o futuro dos seus filhos e afilhados. Deixar falar as pessoas....

ORAÇÃO – Ó Deus pai de todos os povos da terra, pai de todas as culturas, afastai dessas crianças todo perigo físico e espiritual, toda ameaça à sua felicidade e à sua vida plena. Livrai essas crianças de toda violência, de toda doença, de todo vício e de todo karuara. Fazei que protegidas por Vós e por seus pais e padrinhos possam crescer e se fortalecer no amor ao seu povo, ás suas tradições e língua.
Todos juntos: ASSIM SEJA! Repetir 3 vezes

Com tinta de jenipapo faz-se o sinal da cruz na testa e no peito: Com esse sinal Deus te consagre e te proteja, afaste de ti todo mal, te torne um homem-mulher forte e digno, acolhido e amado pelo seu povo.

Canto indígena

3. Narração do evangelho (batismo que João Batista realizava)

4. Momento do compromisso dos pais e padrinhos.

Motivação breve.............

Pais e padrinhos hoje vocês são convidados a assumir solenemente perante Deus-Tupã, na presença dos vossos afilhados - as e de toda a comunidade indígena o compromisso de proteger, amar, cuidar, defender e educar essas crianças no amor e no respeito. Portanto eu vos pergunto:
(Convidar todos a levantar a mão direita)

  • Pais e padrinhos se comprometem a combater todos os preconceitos raciais que existem na sociedade garantindo para seus filhos e afilhados a defesa de todos os seus direitos?
  • Vocês pais e padrinhos se comprometem a zelar pela saúde e a educação de seus filhos e afilhados?
  • Pais e padrinhos se comprometem perante Deus e a comunidade a educar seus filhos e afilhados a serem pessoas honestas, sinceras, responsáveis e justas?
  • Vocês pais e padrinhos se comprometem em preservar, defender e zelar pela terra mãe do povo Tentehar, sem destruir, sem arrendar, sem desmatar garantindo um futuro digno para seus filhos e afilhados?
  • Pais e padrinhos se comprometem a educar seus filhos e afilhados a não se envergonharem de suas origens e de sua cultura, mas mantendo viva a sua identidade e pertença ao povo Tentehar?
  • Pais e padrinhos se comprometem a oferecer amor e carinho aos seus filhos e afilhados para que nos momentos de provação e angustia possam sentir a vossa presença amiga?

    Oração - Deus, a comunidade e vossos afilhados são testemunhas de tudo o que acabam de prometer. Deus vos ajude nessa missão. Ele vos dará a força e a luz para cumprir com seus compromissos e responsabilidades.

    5. Bênção da água (bacia com cuia, ou se houver um pequeno igarapé próximo... a comunidade se desloca para lá cantando....)

    Ó Deus-Tupã que nos abençoaste com a vida e com numerosos bens como a terra-mãe que produz os frutos e os alimentos para a nossa vida, as chuvas, os rios, as lagoas que matam a nossa sede e fertilizam o solo da terra mãe, as plantas, os pássaros e os animais da floresta que nos garantem o sustento nós te pedimos: abençoai esta água. Fazei que todas essas crianças batizadas por esta água sejam protegidas de todo perigo e de toda maldade, e renasçam para uma vida digna, animadas, corajosas, lutadoras e defensoras de sua família e do seu povo.
    ASSIM SEJA (3 vezes)

    Canto indígena que fala de flores ou animais (fazer comunhão-família com a natureza)

    5. Batismo e rito de nomeação (nome-missão)

    Antes do batismo da cada criança a comunidade é convidada a pronunciar-gritar em alta voz o nome da criança que vai ser batizada. No nome deveria estar manifesta a missão daquela criança, o seu projeto de vida, ou seja, aquilo que deverá ser futuramente. Se tiver o nome indígena pode-se pronunciar os dois.

    Canto...............................

    6. Ato de acolhida e pertença defintiva ao povo Guajajara e à grande família de Deus

    Preparar alguns alimentos da terra (beijou, batatas, farinha, frutas ...) bem cortadinhos que serão abençoados e distribuídos pelos recém batizados, (se tiver condições) ou por seus padrinhos aos membros da sua família e demais convidados. A grande família de Deus da qual essas crianças fazem parte fazem comunhão entre si e se comprometem a partilhar os bens na verdadeira solidariedade e ajuda recíproca.

    ORAÇÃO- Abençoai ó pai esses alimentos, frutos da vossa bondade, da generosidade da mãe terra e do nosso trabalho. Ajudai a cada um de nós a sabermos partilhar tudo o que temos, principalmente com aqueles que precisam mais. Ajudai-nos a não desperdiçar e destruir os vossos bens, mas fazei que saibamos administrá-los com responsabilidade e justiça. Assim seja....(3 vezes)

    7. Rito da luz e bênção final

    Providenciar uma vela grande. Convidar os pais e padrinhos a estender as mãos sobre seus filhos e afilhados....

    ORAÇÃOPais e padrinhos recebam em seus corações a luz que vem de Deus-Tupã nosso Pai. Ela representa a nossa fé no seu amor que nunca abandona os seus filhos. Nos momentos de trevas e escuridão que vocês sejam luz que brilha, aquece e anima. Nos momentos de tristeza e dor que vocês sejam conforto e esperança. Nos momentos de abandono e solidão que vocês sejam fortaleza, apoio. Fazei que seus filhos e afilhados sejam educados como verdadeiros filhos-as da luz. Assim seja.....

    Bênção para os pais e padrinhos
    Bênção para as crianças

Nenhum comentário: