terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Um Natal diferente: NADA DE VOTOS, DIGA E FAÇA PARA AMIGOS E 'INIMIGOS' O QUE O CORAÇÃO MANDA!

Será que temos ainda algo novo e original a dizer nesse Natal? Algo diferente daqueles votos estereotipados, convencionais, e repetitivos e, por cima, reencaminhados por terceiros? Uma mensagem de paz, de respeito, de justiça, ou um gesto de solidariedade, de comunhão, de generosidade que já não tenham sido apropriados por aqueles que vêm pregando sistematicamente a violência, o ódio, a eliminação e a intolerância contra os seus supostos rivais e inimigos?  Pessoas e grupos que, hipocritamente, nesse dia de luz se permitem arrotar palavras tenras e melífluas, desejando paz e amor a todos e, por cima, evocando o ‘Menino de Belém’. Aquele mesmo que era perseguido pelo ‘Herodes de turno’, respaldado e assessorado pelos inescrupulosos aproveitadores ‘homens do templo e das sagradas escrituras’.... Natal não pode ser um dia de trégua numa realidade social e política em que o nosso País está profundamente dividido. Chega de hipocrisia e falsidade! É urgente nesse Natal assumirmos e expressarmos o que realmente cremos. Desejar a amigos e inimigos o que o coração mandar, mas sem evocar o ‘menino Jesus’! É inaceitável que ao longo do ano inteiro se combata com agressões, preconceitos, intolerâncias, hostilidade, - ou com medidas provisórias e decretos, - os vizinhos, os cidadãos, os trabalhadores, as crianças, as mulheres, os idosos, os índios, os negros, os colegas de trabalho, os moradores de rua, os hospitalizados e, no Natal, veste-se a pele do cordeirinho manso, generoso e puro! 
Chegou a hora de vivermos um Natal de coerência interior, nem que seja somente nesse dia! Que tenhamos a coragem de dizer àqueles que consideramos amigos e irmãos de fé e de caminhada: vocês continuam sendo importantes para mim/nós, pois graças a vocês tenho força de enfrentar decepções e sofrimentos, necessidades e carências. Vocês me ajudam a RENASCER toda vez que experimento a tentação do ‘não sentido, da morte interior, do desespero, da desmotivação, do desânimo. VOCÊS SÃO UM NATAL PARA MIM’! 
Que tenhamos também a coragem de dizer àqueles que não consideramos irmãos nem de fé e nem de caminhada, e que achamos que não se comportam como irmãos humanos, pois continuam a semear ódio, morte, mentiras, corrupção, esperteza, violência e desagregação: ‘meus prezados chegou a hora nos olharmos com outros olhos e nos tratar de forma mais humana, pois a nossa vida biológica é breve. Aproveitem esse Natal não para lançar mais ‘fake news’ de esperança e paz, de harmonia e luz, mas comecem a viver o que pregam somente nesse dia de Natal! Contem com a minha-nossa colaboração. Queremos que façam a experiência real de RENASCER! Juntos, tomemos consciência que precisamos caminhar mais para que vocês sintam quanto dói a ofensa, o chicote moralista, a perseguição e a calúnia, a tortura e a bala, a fome e a ferida jamais tratada’
Nesse Natal sejamos originais, uma vez na vida. Nada de votos, e sim, esforço sincero para vivenciar sistemática e permanentemente a verdadeira mensagem que brota da manjedoura de Belém: a PAZ é fruto da luta firme de homens e mulheres de boa vontade que sabem construir justiça e direito para todos!