sábado, 25 de setembro de 2021

26º domingo comum - Jogar ao mar os escandalosos seguidores de Jesus que continuam a apostar na prepotência e na arrogância ( Mc 9,38-43.45.47-48)

 Prepotência, arrogância e complexo de exclusividade estão entranhadas na alma humana. Inclusive na dos que se autoproclamam piedosos e devotos de Jesus. Os seguidores próximos de Jesus se irritam e se tornam intolerantes para com aqueles ‘estranhos’ que fazem coisas inéditas. Que realizam expulsões de espíritos maus e operam libertações que o ‘time de Jesus’ não consegue fazer! ‘Não fazem, e nem deixam fazer’! Eles pretendem possuir o monopólio da libertação e da cura! Proíbem e censuram todos aqueles que fazem o bem, mas que não pertencem ao grupo seleto de Jesus, e nem seguem o que o grupo deseja! 

Diferentemente dos seus seguidores exclusivistas, Jesus afirma em alto e bom som que todos os que fazem o bem e libertam o homem de toda força negativa e de toda dependência são parceiros dele! Por isso que todos aqueles que oferecem um copo de água aos seguidores de Jesus, seja ele quem for, será eternamente lembrado. Entretanto, todo aquele seguidor de Jesus que for motivo de tropeço (escândalo) para ‘esses pequenos e humildes que creem’ é preferível que que seja jogado ao mar com uma pedra bem pesada de modo que, afogando no mar, não volte a boiar, e assim possa ser enterrado. Palavras duríssimas de Jesus que parecem entrar em contradição com suas atitudes sempre misericordiosas e compassivas. E continua.... Se alguém dos discípulos, - pois é a eles que se refere Jesus, - com o seu modo de julgar (olho), de se comportar (pé), de agir (mão) for motivo de tropeço é melhor que seja radical e corte na raiz a causa do seu escândalo. O escândalo, no fundo, é quando o seguidor de Jesus continua a ser ambicioso e prepotente, ao passo que deveria ser um exemplo verdadeiro de serviço e compaixão! Não há como um discípulo de Jesus achar que pode construir o ‘novo Reino’ e manter, ao mesmo tempo, atitudes de arrogância, de intolerância e de exclusividade. Chegou a hora para a igreja de Jesus começar a se aliar com todos aqueles homens e mulheres que, mesmo não fazendo parte de seus quadros, se empenham e lutam para construir uma nova humanidade. Mas, também, chegou a hora de ‘jogar ao mar’ todos aqueles falsos seguidores de Jesus e igrejeiros que continuam apostando e investindo na prepotência e na vontade de dominação!


Nenhum comentário: