quinta-feira, 27 de março de 2008

Hugo Chávez chegou ao Maranhão! FORA os corruptos...daqui!

Só duas palavrinhas sobre a chegada ao Maranhão de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Presidente polêmico. Acolhida e recepção por parte de setores da sociedade maranhense igualmente polêmica quando não desrespeitosa! Mesmo ignorando o princípio da "livre autodeterminação dos povos" e de "não ingerência" me incomoda essa mobilização anti-Chávez. Não por instinto de cercear a livre manifestação, mas por ver nisso um grau de intolerância fruto da "desinformação" oficial anti-chavista. Como todos os políticos-cidadãos também o presidente venezuelano é carregado de contradições. Quem escapa disso! Agora me pergunto:
1. Em que a sua visita prejudicaria o Maranhão para ser merecedora de tamanha hostilidade? Mas se ele vem justamente para assinar convênios e outras formas de colaboração e se integrar no esforço coletivo de melhorar os índices da saúde, educação e outros? É questão de simpatia ou de imagem que irrita? Sabemos que na política e na diplomacia não pode existir isso. Há que se engolir muita coisa e olhar para "as vantagens" de uma determinada parceria....
2. Alguns políticos locais anti-chavista debocham da visita tachando-a de "política". Ora, religiosa não é! Pô, é presidente de um País e como tal seleciona visita, negócios, parcerias, etc.
3. Chávez é militar que se autodefine socialista. Mesmo com o pouco que a imprensa oficial deixa transparecer não há como negar que na Venezuela, sob a administração de Chávez, gostando ou não, houve avanços significativos em todas as áreas. Isso irrita os que torcem sempre pelo pior, principalmente se o presidente é militar de..."esquerda" e anti-Bush!

Dou um conselho aos opositores locais de Chávez travestidos de "políticos corretos e conscientes": por que não manifestar com igual fervor contra aqueles governantes locais (prefeitos e governadores) que desviam dinheiro público destinado à educação, à saúde, à cultura, ao lazer, etc. que atrasam de 3-4 meses os já parcos salários dos funcionários, que forjam notas fiscais e licitações para construir pequenos ou grandes impérios pessoais? Porque dois pesos e duas medidas? Só porque ele se chama CHÁVEZ? Um pouco mais de sensatez não faz mal....NÃO É?

Nenhum comentário: