quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Efeitos colaterias de um crescimento irracional!

Eles, sempre eles, os pecuaristas escravocratas!
A criação de bovinos é a atividade econômica com mais inclusões na atualização da chamada “lista suja”, a relação de empregadores flagrados explorando escravos, mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.  Dos 56 nomes incluídos no cadastro, a pecuária bovina soma um total de 20 novas entradas.  Em outras palavras, 35,7%, mais de um terço dos incluídos, são pecuaristas.   A constatação reforça a relação entre exploração de escravos e desmatamento.  Eis aqui o método arcaico convivendo harmoniosamente com o mundo sofisticado da pecuária brasileira!

Presos brasileiros sempre mais numerosos nas masmorras desumanas!
O número de pessoas presas no Brasil cresceu 6% somente nos seis primeiros meses deste ano, intensificando uma tendência que fez do Brasil um dos três países do mundo com maior aumento da população carcerária nas últimas duas décadas.Segundo dados recém-divulgados pelo Ministério da Justiça, o número total de presos em penitenciárias e delegacias brasileiras subiu de 514.582 em dezembro de 2011 para 549.577 em julho deste ano. Em 1992, o Brasil tinha um total de 114.377 presos, o equivalente a 74 presos por 100 mil habitantes. Em julho de 2012, essa proporção chegou a 288 presos por 100 mil habitantes. No período, houve um aumento de 380,5% no número total de presos e de 289,2% na proporção por 100 mil habitantes, enquanto a população total do país cresceu 28%. O Brasil, neo-gigante despertado, está a produzir muitos efeitos colaterais....

Rio São Francisco, com a transposição, tem os dias contados!
Após quatro anos de monitoramento do rio e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, o biólogo José Alves Siqueira, 41, e outros 99 pesquisadores alertam: o rio está em processo de "extinção inexorável". Com as barragens [Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó], perderam-se todos aqueles peixes que sobem as corredeiras para se reproduzir. O São Francisco é o rio mais barrado do Brasil. O rio está sofrendo profundamente com o desmatamento de suas matas ciliares. Foram encontradas  62 espécies exóticas invasoras, que não são da flora brasileira, já nas áreas do canal. Quando ela [a invasora] chega, ocupa espaço de espécies nativas e provoca destruição das outras. Algo para ser feito em caráter emergencial [é] a implementação dos programas de recuperação de áreas degradadas. As grandes empreiteiras têm obrigação de implementar esses planos de recuperação. Isso não está acontecendo.

Comissão da verdade investiga massacre de índios Waimiri-Atroari nos anos 70
Eles não estão na lista oficial de desaparecidos políticos, nem de vítimas de violação de direitos humanos durante o regime militar no Brasil, mas foram considerados empecilhos para o desenvolvimento e guerrilheiros e inimigos do regime militar. Por resistirem à construção de uma estrada (a BR-174, que liga Manaus a Boa Vista) que atravessaria seu território, sofreram um massacre. Entre 1972 e 1975, no Estado do Amazonas, dois mil indígenas da etnia waimiri-atroari sumiram sem vestígios. Um número infinitamente superior aos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, no Pará.


Nenhum comentário: