segunda-feira, 8 de setembro de 2014

VALE - A mesquinhez arcaica da mineradora internacional VALE

Mais uma vez populações atingidas pelos problemas causados pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), na cidade de Marabá, sudeste do Pará, se revoltam contra o descaso da empresa Vale S.A e do poder público local. São moradores de cinco bairros atingidos diretamente: Araguaia, Alzira Mutran, Km 07, Nossa Senhora Aparecida e São Félix. No dia 23 moradores do bairro Araguaia ocuparam ferrovia as proximidades da passagem que liga os bairros Alzira Mutran e Araguaia. Veja a pauta exigida pelo Coletivo de Famílias Moradoras do Bairro Alzira Mutran e Km 07 Atingidas pela Vale:

1. A Vale impôs que a negociação será residência por residência, ou seja, a empresa avalia o valor da residência da família, e a família procura uma residência para ser comprada pela empresa até o valor de que foi avaliada a sua. Caso a residência encontrada pela família seja de valor inferior ao valor que foi avaliada a sua, a empresa não repassará para a família o valor restante. Nós não aceitamos e queremos o restante, para cobrir outras despesas, como compra de móveis e eletrodomésticos.
2. Nós plantamos verdadeiros sítios com diversas fruteiras em nossos quintais ou na frente de nossas casas e a empresa não reconhece como benfeitorias a serem indenizadas. 
3. Exigimos indenização pelo custo social: por seis anos sendo monitoradas pela empresa sem poder fazer melhoria em nossos imóveis; 
4. Exigimos a reparação de todos os prejuízos causados para as famílias durante os anos de operação da ferrovia.
 5. Exigimos reparação dos danos para as famílias que irão continuar morando no bairro com asfaltamento das ruas e implantação de rede de água e esgoto, pelos transtornos que serão causados com a operação da ferrovia duplicada(mais de onze horas por dia de ruídos e trepidações).
6. Exigimos que seja repassados para esta comissão cópias de todos os laudos das famílias dos bairros Alzira Mutran e Km 07.
7. Que a Vale contrate corretores para procurar casas para as famílias porque não temos tempo e nem é nosso papel.
É desde o ano de 2008 que estes moradores, assim como do Km 07 e São Félix, vem sendo incomodados e humilhados pela empresa Vale, com uma conversa de remoção por dizer estarem na área de interesse da empresa para serviços de duplicação da ferrovia.
A empresa não faz a remoção mas causa incômodos permanentes para as famílias, com reuniões frequentes, diagnósticos, relatórios e promessas que não são cumpridas. Agora com os serviços de duplicação da ferrovia são barulhos e poeiras durante as 24 horas do dia, sem que a empresa tome nenhuma providencia para evitar problemas de saúde para a população.
Diante de tanta omissão e opressão as famílias resolveram se manifestar. Os trabalhos continuam paralisados até que aconteça uma reunião entre moradores e a empresa Vale, dia 02 de setembro, para tratar sobre a pauta.
*********************************************************************************
Comentário do blogueiro - Após ter iniciado a duplicação da ferrovia sem um adequado estudo dos impactos, após não ter respeitado a legislação que determina audiências públicas, após ter deixado um rasto de destruição, mal-estar, incapacidade de dialogar com os atingidos pelo projeto, a VALE comporta-se de forma mesquinha ao não atender às reivindicações mínimas de famílias que da noite para o dia tiveram que deixar tudo e correr atrás de outra terra e outra casa. Nem indenização moral e afetiva estão pedindo! Vergonha! Só aqui e na África ela se comporta desse jeito!  

Nenhum comentário: