sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Paróquia São Daniel Comboni da Vila Embratel, São Luis, celebra festejo do seu padroeiro

A paróquia São Daniel Comboni conta com 11 comunidade e de 08 a 15 de outubro está celebrando festejo em memória do seu padroeiro São Daniel Comboni, missionário na África Central (Sudão do Sul) O tema do festejo ' Com Comboni e a Mãe Morena queremos combater todo tipo de violência física e moral na família e na sociedade.


Carta de Dom Daniel Comboni a seus pais

Korosko 23 de abril de 1857

Meus queridos fico feliz em lhes dizer que estou bem de saúde. Saibam que rezo sempre por vocês todos os dias. Escrevo-lhes nessa terça feira, dois dias após a minha chegada à cidade de Korosko. Consegui me recuperar do cansaço que me havia dominado principalmente nos últimos três dias da nossa longa e extenuante viagem. Queridos pais nem imaginam o quanto vocês estiveram presentes nos meus pensamentos. A lembrança de vocês vem me ajudando a encarar essa nova etapa da minha vida. O que mais aflora à minha mente é o vosso jeito bonito de cuidar de mim desde os meus primeiros anos de vida, antes de entrar no seminário. Nunca ganhei uma palmada, ao contrário, muita conversa ao pé do ouvido e um carinho sem fim. Pergunto-me como teria sido a minha vida se vocês não me tivessem ajudado a enfrentar com otimismo e firmeza a dureza do trabalho, a escassez de alimentos, e as dificuldades de toda ordem pelas quais passamos juntos. Pai lhe agradeço de coração quando o senhor me alertava em não me atrasar no trabalho nas oliveiras, na escola, nas celebrações da nossa bela igrejinha, pois o senhor me repetia que mesmo sendo eu uma criança tinha que ser um homem de palavra e de responsabilidade. Como aprecio hoje o que o senhor me lembrava quase cotidianamente, dizendo-me que um homem de verdade tinha que ser honesto, sempre, e que era preferível passar necessidade do que se aproveitar astutamente de algo ou de alguém. Hoje eu digo as suas mesmas palavras aos meus colegas missionários. Mãe adorável sempre lembro aquele domingo de Páscoa antes de ir para a santa missa em que a senhora me dizia que missa não era uma simples função religiosa, e sim um reviver sempre os sofrimentos e a morte de Cristo, mas principalmente era reviver a sua Ressurreição. Hoje, nessa terra esquecida pelos governos humanos, entendo que o medo, a solidão, a escravidão, a violência e a morte não poderão jamais prevalecer na vida desses povos e na minha. Aquelas suas palavras de esperança ressoam dentro de mim sem cessar. Peço ao Pai de todas as graças que a nossa missão entre os abandonados da África Central seja fonte de regeneração e de vida abundante. Peço que Deus lhes dê sempre saúde e coragem. Recebam o meu mais caloroso e filial abraço,

Vosso Daniel
(carta livremente transcrita pelo blogueiro)

Nenhum comentário: