quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O carnaval é uma instituição mais séria que a justiça Por Gustavo Conde

O episódio Cristiane Brasil serviu para redimir José Dirceu de maneira definitiva. Dirceu foi denunciado por Roberto Jefferson - pai da dita-cuja - em 2005, numa entrevista à Renata Lo Prete, à época, na Folha de S. Paulo. Ali, nascia a ficção do mensalão. E por que o episódio redime Dirceu? Porque mostra o nível da família Jefferson-Brasil de maneira olímpica. Ali, é só chantagem, achaque, favor e violência. Perto da família Jefferson, o crime organizado é pão com bolacha.

Joaquim Barbosa - aquele que não demonstra orgulho de sua ancestralidade porque isso o rebaixa enquanto intelectual consagrado - mordeu a isca como um bagre adestrado. Todo o STF, naquele já longínquo 2005, aceitou docemente a tese mentirosa de um único criminoso confesso, baseada numa entrevista de jornal. E, claro: para isso teve que espancar a tese jurídica do 'domínio do fato', elaborada, entre outros, pelo alemão Klaus Roxin, que já manifestou repúdio e estupefação diante da interpretação feita pelo tribunal brasileiro.Tudo isso para ministros receberem prêmios 'Faz a Diferença' e outros mimos em forma de lauréis de revistas e afins. Fácil subornar um juiz brasileiro com o doce da celebração midiática. Não obstante, estamos diante de um ministério do trabalho vago há mais de um mês, porque não há absolutamente ninguém para resolver esse impasse criminal. Temer dá de ombros a Globos e Folhas que, por sua vez, denunciam a 'filha indicada' com imensa falta de convicção e provas. A má vontade é generalizada, é o famoso me-engana-que-eu-gosto.

Brasil, a filha, já foi acusada de todo o tipo de crime. Ela, basicamente, violou o código penal inteiro. Assim, como seu ilustre pai que, pelo menos, já cumpriu parte da pena que lhe foi imposta pela justiça.Diante de tudo isso, só posso finalmente comemorar a inocência comprovada de José Dirceu. Porque se a máfia política - violenta e congenitamente corrupta - te acusa com tanta virulência e dedicação, você definitivamente é alguém que a incomoda. E, nesse caso, a lógica simples dá conta da conclusão básica: Dirceu não foi condenado injustamente. Foi condenado em um circuito infame de chantagens e ameaças.A justiça brasileira, mais cedo ou mais tarde, terá de se olhar no espelho. Ela é neste momento, disfuncional. Mantém Cristiane Brasil em liberdade e toda uma série de políticos verdadeiramente violentos e criminosos, e pressiona deliberadamente agentes públicos ligados aos direitos civis, notadamente gente filiada ao PT. O carnaval de 2018 demonstrou que a justiça brasileira virou pó. Sem máscaras de Moro, de Dallagnol ou de Cármen Lúcia, senão como deboche (Moro foi visto com camisa de presidiário em Brasília). Esse é o resultado de tanta impostura e tanto oportunismo. Hoje, o carnaval é uma instituição mais séria que a justiça.


Nenhum comentário: