terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DOS POVOS INDÍGENAS - Acabemos com o 'dia do índio'!




Mais um ‘dia do índio’! Mais uma vez mantém-se a mesma e imprópria linguagem. Jornais de São Luis, - poucos pela verdade a lembrar esse dia, – continuam falando em ‘tribos’, ‘sociedades’, e falando generalidades. Isto não seria tão grave se colocassem de forma responsável como vivem, de fato, hoje, os povos indígenas no Maranhão e no Brasil. Sobre os descalabros estaduais e federais, - sem falar dos preconceitos difusos, racistas e intolerantes das ‘massas’, – nem uma palavra sequer. No solo da 7ª potência econômica do planeta continua-se a cultivar a cultura do ‘índio exótico’, do folclore indígena requentado, e das intolerâncias reprimidas para com esses históricos ‘estorvos’ ao crescimento, e à plena emancipação do pujante Brasil. Numa repetição oficial que beira a macaquice, presidentes, governadores, ministros, militares e ministros do STF – continuam a advogar direta ou indiretamente a plena integração dos povos indígenas à nação – Brasil. Ou seja, ao seu crescimento econômico.


Em outras palavras, ‘esses poucos índios’, segundo eles, acabariam interferindo negativamente nos planos de expansão e de desenvolvimento que a nação está levando adiante de forma espetacular. Qual espaço caberá e quanta voz será concedida a esses povos na arena nacional nos próximos anos? Haverá capacidade cidadã e sabedoria política para conjugar direitos constitucionais e desejos irrefreáveis de investimentos a todo custo interferindo em territórios e culturas indígenas? Essas e outras interrogações deverão ser respondidas não somente pela nova presidenta, mas por toda a sociedade brasileira. Em geral, quando uma nação se considera a ‘bola da vez’ em termos de oportunidades e chances para enriquecer, sacrificam-se direitos, espaços sagrados, ambiente, relações humanas.


Que os povos indígenas do Brasil e do Maranhão nos ajudem a não ‘perder a cabeça’ e a compreender que a vida não é feita só de crescimento, investimento, desenvolvimento.....!

Nenhum comentário: