sábado, 1 de junho de 2013

CURTAS E GROSSAS

Comitê Nacional para debater novo Código de Mineração - Foi lançado no dia 29 de maio, na Sede Nacional da OAB, o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. O Comitê é formado por cerca de cinquenta instituições e tem como objetivo ser mais uma voz no debate sobre o novo Código Mineral, para além do governo e das empresas. É mais uma etapa da progressiva agregação de forças sociais em denúncia dos impactos do atual modelo de mineração.  Entre as entidades que compõem o comitê há a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Federal da OAB, Rede Justiça nos Trilhos, entre outros.
Polícia incentiva trabalhadores a entrarem em conflitos com índios em Belo Monte - Trabalhadores alojados no canteiro de obras da usina hidrelétrica Belo Monte, ocupado por indígenas desde segunda-feira, 27, acusam policiais de incitarem operários a entrarem em confronto com indígenas. Segundo relatos, alguns trabalhadores que tentavam diálogo com indígenas teriam sido perseguidos, espancados e demitidos. Uma das vítimas desta violência afirma que policiais da Rotam fardados teriam ido ao alojamento dos trabalhadores do Sítio Belo Monte e estimulado um grupo de operários a beber e entrar em conflito com os indígenas. Outro operário confirmou as informações: “O policial disse que quer que nós entre em conflito com os índios, pra não meter a Força Nacional e nem a patrimonial no meio”, afirmou o trabalhador. Ambos os depoimentos estão registrados em vídeo.
Governo Federal convida indígenas a sentar à mesa e dialogar - Após quatro dias de ocupação do principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, as lideranças do protesto indígena aceitaram a proposta feita pelo governo federal. Um grupo de índios viajará a Brasília na próxima quarta-feira para se reunir com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Justiça e de Minas e Energia. Os indígenas, no entanto, permanecerão no interior do canteiro até, pelo menos, o dia da reunião. A decisão de deixar ou não o local vai depender do resultado da conversa com os representantes do governo. 

Nenhum comentário: