terça-feira, 28 de outubro de 2014

ONTEM ERA Aécio - A Miami (EUA) de Aécio e Belágua (Maranhão) da Dilma! Será que certos 'sulistas' vão entender?

A vitória com maior folga de Dilma Rousseff foi em Belágua, no Maranhão, onde ela obteve 93,75% dos votos válidos. A maior liderança de Aécio Neves foi em Miami, nos Estados Unidos, onde obteve 91,79% dos 7.871 eleitores brasileiros que vivem fora do país. A diferença de Belágua e Miami é nítida. Além de quase 5 mil eleitores, a cidade maranhense é uma das mais pobres do Brasil. A renda per capita é de R$ 146 mensais, segundo o IBGE. Lá 93% da população vive abaixo da linha da miséria, alcançando o terceiro município com maior número proporcional de miseráveis, de acordo com estudo da FGV.Entretanto, no meio de tanta pobreza, um dado positivo: dados divulgados pelo IBGE em dezembro de 2013 mostram que o município foi o que obteve o maior salto econômico do país. O aumento do PIB per capita fez a cidade subir mais de 1.000 posições no ranking: de 4.991 para 3.849. O motivo? Os programas de assistência social do governo federal, somados à venda de farinha de mandioca.

Em uma reportagem realizada pelo G1 em 2013, a secretária de Assistência Social, Jeanne Saraiva explicou que o aumento de cadastrados no Bolsa Família garantiu o sustento para a população, que passou a produzir a mandioca para vendas, e não mais para a própria subsistência.“Hoje, a gente vê que o pobre consegue ter alimento, comprar, fazer feira. Não existia isso antes aqui. Não só pelo Bolsa Família, mas pela vontade de querer crescer e até de deixar de ser um beneficiário do programa. O forte de Belágua é a mandioca e assim tem sido. Antigamente, funcionava o escambo aqui. Hoje, o pequeno produtor rural consegue vender a farinha, ganhar dinheiro e investir em um benefício para a família dele”, disse a secretária.E não é só o Bolsa Família. Belágua tem energia elétrica graças ao programa Luz Para Todos, muitos moradores já se inscreveram no Minha Casa, Minha Vida e médicos cubanos já chegaram na cidade vizinha, Urbano Santos, a 15 quilômetros de distância. De acordo com reportagem do Uol, os jovens maranhenses da pequena cidade já fizeram ou desejam fazer os cursos do Pronatec e Mais Educação.

Mas do outro lado do continente, Aécio é vitorioso. Quase oito mil eleitores brasileiros que estão em Miami deram apenas 8,21% de votos em Dilma. E foi lá que o candidato tucano conseguiu a sua vitória mais tranquila. O segundo e terceiro lugar da lista de vitória com tranquilidade de Aécio Neves também não foram diferentes: nos Estados Unidos, Atlanta forneceu o segundo melhor desempenho, com 89,47% dos votos, e em terceiro lugar Houston, com 89,22%. O segundo lugar que mais votou, proporcionalmente, em Dilma foi Serrano do Maranhão, também no estado nordestino. (Fonte: Blog do Luis Nassif)

Comentário do blogueiro - Aposto que não há maranhenses de Belágua morando em Miami. Aposto que os brasileiros de Miami nem cogitam conhecer um lugar como Belágua e são incapazes de imaginá-lo. Eles vivem ignorando outras realidades e outras necessidades que não sejam as suas. Aposto que esses brasileiros imaginam que 'tiveram que sair do Brasil' porque a Dilma está dando o 'pão que cabe a eles' para os pobres de muitas Beláguas do Nordeste. Oxalá fosse!!!!! Aposto que esses brasileiros nacionais e 'americanos' querem ignorar que o sr. Aécio perdeu na rica e dinâmica MINAS GERAIS que, pelos meus escassos conhecimentos geográficos não fica no Nordeste brasileiro. Aliás, foi no estado em que ele governou 8 anos que chegou a derrota de suas veleidades presidenciais, dando razão àqueles que diziam 'Quem conhece Aécio, não vota em Aécio'!. Isso não tira o fato que temos que mudar muita coisa nesse País, e torcer que a oposição faça uma oposição como se diria numa linguagem arcaica e manjada...CONSTRUTIVA! Pra' frente, BRASIL!

Nenhum comentário: