terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Advento - Liga-se com a realidade, enfrente acordado a noite da vida e construa um novo dia de luz para todos! (Marcos 13, 33-37)

Para uma pessoa avoada e desconectada da realidade tudo se torna mais difícil e complexo. Ela encontra dificuldade de perceber para onde andam as coisas, ou seja, onde estão as suas chances de crescer, humana e profissionalmente. Onde deveria mudar e assumir novas atitudes, e fazer novas opções de vida em todos os campos.  O desligado deixa que a vida o leve. Pouco ele faz para que a sua vida assuma o rumo que ele mesmo quer lhe dar. A sua incapacidade de analisar e pensar o deixa no escanteio de tudo e de todos. Dessa forma serão sempre os outros a lhe dizer o que deve e o que não deve fazer. E ele se submeterá passivamente para somente cumprir. O evangelho de Marcos com o qual se abre o período do Advento nos alerta que a postura do cristão, do todo homem e mulher maduros, é a de vigiar, de se ligar! Não só, mas de vigiar principalmente durante a noite porque é ‘à noite’ que aparecem os principais desafios e tentações, mas também as ‘oportunidades’ únicas! É claro que Marcos fala da noite da vida. Dos momentos de escuridão existencial e desânimo. De pouca lucidez em enxergar os caminhos a serem trilhados. De tentação em se entregar ao sono-inconsciência da vida. Evidente que ao caminhar em plena luz tudo pode se tornar mais fácil. Mas a luz do dia, para ele, é mais uma conquista por ter superado as tentações das trevas noturnas e ter encontrado um rumo e sentido na vida do que uma conseqüência lógica do fim natural da escuridão. Marcos, longe de querer apavorar os seguidores de Jesus com ‘ameaças’ da ‘vinda próxima e inesperada de Jesus – como um ladrão e um juiz desejoso de flagrar os infratores, - nos oferece, na prática, dicas concretas de como viver o cotidiano na nossa comunidade na esperança ativa e construtiva para fazer brilhar a luz do novo dia para todos. 

O seguidor de Jesus é a pessoa que vive permanentemente conectado com os acontecimentos e as pessoas. Analisa seu sentido profundo, se articula, coordena tarefas e missões (servidores e porteiros). Procura, diuturnamente, sem omissões e sem medo, interferir e modificar a realidade de acordo com os valores evangélicos. O cristão tem consciência que isso é uma missão árdua e difícil. Que a tentação de relaxar e desistir é imensa. Que diante da demora das mudanças desejadas aparece o fascínio da ‘espera acomodada e segura’, pensando intimamente que outros poderão fazer por ele. Que, afinal, ele também tem seus problemas familiares e profissionais, e pensa que não cai o mundo se ele der uma cochilada. Ledo engano nos diz Marcos: é nessa hora que ele perde a grande oportunidade da vida para ser uma pessoa nova, com uma poderosa estrutura humana e de fé para construir ‘luz’ para ele e para todos. Na vida, de fato, parece ser sempre assim: no único momento em que bobeamos a desgraça acontece! Marcos nos diz que é por isso que não podemos desligar sob pena de deixar que a luz do ‘novo dia’ brilhe e dissipe definitivamente as trevas da indiferença, do medo, do egoísmo e da intolerância da vida.  

Nenhum comentário: