sexta-feira, 5 de maio de 2017

Presidente da FUNAI é exonerado e detona governo e ministro da justiça que acusa ser ministro de parte. Acordou agora, meu chapa?

Antônio Fernandes Toninho Costa, exonerado da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), fez críticas ao ministro da Justiça do governo Temer, Osmar Serraglio. "Não está sendo ministro da Justiça, porque ele está sendo ministro de uma causa própria.""Tenho um passado limpo e hoje é o dia mais feliz da minha vida. Saio porque sou honesto, não me curvei e não me curvarei para fazer o mal feito", destacou em entrevista à imprensa. A exoneração de Antônio Costa foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5), em meio a conflitos entre índios da etnia Gamela e fazendeiros, no Maranhão. Ele assumiu o cargo em setembro do ano passado.O órgão indigenista foi criticado recentemente pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio, por uma lentidão na condução de processos de demarcação de terras indígenas. Na quarta-feira (3), Serraglio cogitou fazer um mutirão para "identificar os processos que estão muito lentos, amarrados e até dificultados".Na oportunidade, o ministro foi questionado sobre uma intenção de demitir o então presidente da Funai. "Nós vivemos em uma coalizão. Nela, se identifica eventuais pessoas de confiança. Nós construímos essa coalizão por meio de uma partilha com os diversos partidos. Assim também ocorre com a Funai. Então não é o ministro da Justiça quem vai decidir em relação ao presidente da Funai. Claro que vai ser o ministro quem vai identificar a proficiência e a qualificação possível. Isso se houver troca de presidente."

Nenhum comentário: