sábado, 23 de fevereiro de 2019

VIII Domingo – É porque você me odeia que eu quero o seu bem! Para ver se você se manca! (Lc. 6, 27-38)


Vivemos com os nervos a flor da pele. Hoje mais do que nunca os ânimos parecem, a cada dia, sempre mais acirrados. Irritamo-nos por qualquer besteira. O desejo de destruir quem nos arranhou, nos cega cada vez mais. Sorrir e dialogar com quem pensa e vota diferente parece ser o pior dos desafios. Perdoar, então, quem sujou a nossa imagem e honra, nem pensar! O evangelho desse domingo vai, totalmente, na contramão desse modo de agir. Jesus deixa claro aos seus discípulos que a única resposta a ser dada aos intolerantes, aos truculentos, aos violentos, aos brutamontes da sociedade é oferecer-lhes ‘misericórdia’! A forma que o cristão possui para desmontar aqueles que se acham onipotentes é agir como Deus agiria: ser bondoso e ‘misericordioso com os ingratos e os maus’. É a medida socioeducativa mais eficaz para ver se eles se mancam, e começam a agir de forma diferente! Isto não significa tolerar e aceitar passivamente suas maldades, mas simplesmente não reagir da mesma forma que eles. Ou seja, interromper unilateralmente a lógica da vingança que eles querem perpetuar. Romper com a espiral da violência e do ódio em que maldade leva a mais maldade. Amar com o coração do Pai significa dar mais amor àquele que se tornou escravo do ódio, e que não consegue se libertar. Ser mais generoso com aquele que se tornou vitima da tacanhice e do egoísmo. Ser cada vez mais paciente com aquele que não consegue encontrar tempo e dar atenção aos que vivem na sua própria casa. Esse é o diferencial. Caso contrário estaremos na mesma vala que os patéticos pregadores do ódio que andam tão de moda nas redes sociais!!!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente uma realidade assustadora a que vivemos. Mas temos uma saída: o amor. É essa esperança que nos mantém de pé.

Unknown disse...

Gostei desta expressão:É porque você me odeia que eu quero o seu bem!Para ver se você se manca!
Lembrei de uma parábola que fala assim: homem que comprava o jornal:todo dia,de manhã, ele saía de casa, andava cem metros e comprava o jornal,na banca da esquina. O homem que vendia jornais era grosseiro, mal-educado e sempre tratava pessimamente o cara que comprava o jornal.É ele continuava comprando o jornal na mesma banca,com o mesmo vendedor de jornais. Até que um dia um amigo lhe disse:"Homem, como é que pode? Todo dia você compra o jornal nesta banca;todo dia esse vendedor lhe atende mal. Bem do outro lado da sua casa à mesma distância, tem outra banca. O vendedor é supersimpático,atencioso,
delicado.
Por que você ñ muda de banca? E aí o homem, tranquilo, respondeu:" Eu não vou deixar a estupidez do vendedor decidir o lugar em que eu vou comprar o jornal"!!!
Não deixemos de sermos bons por causa das injustiças...

Unknown disse...

Autor desconhecido