segunda-feira, 17 de maio de 2010

perdendo a capacidade de se indignar?!

Peguei dois sustos hoje pela manhã. O primeiro: no Bom dia Brasil desta manhã foi dada a informação que mais um padre de Londrina foi detido após ter sido flagrado bêbado e pelado num carro, depois de ter participado de uma festa de casamento em que ele teria assediado um adolescente e um policial. O advogado do padre, na entrevista, justificou o fato alegando que o clérigo havia ingerido comprimidos antidepressivos com bebidas alcoólicas que teriam causado transtorno momentâneo. Para o sim ou para o não, mais um padre é objeto de manchete, e sempre pelos mesmos motivos.

O que vem me chamando a atenção nessas denúncias de pedofilia cometidas por padres da igreja católica pelo mundo afora é que todos os envolvidos até agora denunciados pertencem à igreja eufemisticamente chamada ‘conservadora’. Todos eles, padres e bispos até aqui denunciados com provas e claros indícios de responsabilidade nos casos de pedofilia, são ferrenhos inimigos da teologia da libertação, das pastorais sociais, da igreja popular, das CEBs, da democracia na igreja, etc. Ao mesmo tempo, são defensores intransigentes da moral sexual vaticana, do clericalismo mais despótico, do papismo monárquico, e da liturgia fundamentalista, mas tolerando as show-missas dos padres-artistas. Ah, esqueci: o padre de Londrina era um ‘show-clerical-men’ que reunia até 50.000 pessoas nas missas....se é que elas podem ser definidas assim!

O segundo susto...à toa!

O segundo susto: a foto da governadora do Maranhão ladeada pelos dois caciques do PT Regional do Maranhão no jornal O Estado do Maranhão. Não que estranhe tal aliança, afinal estava no ar. Poucos haviam engolido aquela votação em que 87 delegados petistas contra 85 haviam rejeitado a aliança com o PMDB maranhense. Tampouco fico escandalizado por esse eventual casamento entre um setor do PT (no caso aquele que manda!) e o PMDB, afinal a política partidária nesses tempos tem o poder de ‘nivelar’ e achatar todos.

Todos se equivalem. Nenhum partido hoje em dia pode se arvorar em ser mais puro e honesto que outro. Puro e impuro, honesto e corrupto, direita e esquerda, conservador e progressista, oligarca e democrata estão a formar uma unidade indissociável, uma espécie de ‘amasio’ consentido, embora não sacramentado. Faces pluriformes da mesma moeda. Nesse contrato carnal ‘todos são de todos’....melhor dito: ‘ninguém é de ninguém’, mas estão juntos, hoje!

Mas venhamos ao susto. Em que consistiria, afinal, o meu susto? Ele está exatamente nisso: na minha incapacidade de me assustar, de experimentar estranheza, indignação, escândalo diante das imponderáveis pirotecnias da política partidária maranhense.

Aos recém-amasiados, cuidado: fidelidade mesmo só com o bicho ‘águia’....que é por sua natureza....fiel, mas só ela!

Nenhum comentário: