terça-feira, 2 de julho de 2013

MARANHÃO EM CHAMAS!

Aumento assustador de homicídios na ilha....dos amores! - Um total de 436 assassinatos foi registrado de janeiro a junho deste ano na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), segundo o Jornal Pequeno. O número superou em 126 casos, ou 40,7%, os homicídios registrados no primeiro semestre do ano passado, que teve 310 crimes de morte. Os assassinatos do mês de junho na Ilha voltaram a ultrapassar a marca dos 70 casos, com 74 homicídios – média de mais de 2,4 casos por dia. O mês anterior (maio) registrou 71 crimes de morte. Os números do semestre se completam com janeiro (75 homicídios); fevereiro (51); março (67); e abril (98). Os bairros do Coroadinho, Cidade Olímpica e Vila Embratel foram os que registraram o maior número de casos.

Moradores do Jaracati fecham a ponte Bandeira Tribuzi. - Cerca de 200 moradores do Jaracati fecharam, desde as 6h30 de hoje, 02 de julho o trecho da cabeceira da ponte Bandeira Tribuzi, na Avenida Carlos Cunha. Os manifestantes tocaram fogo em pneus e troncos de árvore para fechar a avenida. Os moradores querem a retomada de uma obra de infraestrutura e saneamento no bairro, que começou no início do ano, mas parou no início de março sem mais explicações. A obra, de quase R$ 28 milhões, era tocada pelo governo do estado, com recursos federais – do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os moradores dizem que só desbloqueiam a ponte se forem ouvidos por alguma autoridade estadual. O trânsito na área está totalmente parado.

Presos fazem greve de fome por condições...humanas na selva das Pedrinhas - Presos fazem greve de fome na Casa de Detenção, no Presídio São Luís II, em Pedrinhas, e no Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no Anil, em São Luís. Eles protestam desde ontem, 01 de julho, contra a má qualidade da comida, a falta de assistência médica e, principalmente, a demora no julgamento de processos pela justiça. O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, criou uma comissão para manter entendimentos com os detentos, que afirmam que a greve de fome é por tempo indeterminado. Segundo Uchôa, já chamou a empresa que fornece a comida nos presídios para discutir melhorias.

Piquiá de Baixo para o trem da Vale - A ferrovia Carajás na altura do povoado Piquiá está completamente interditada desde a manhã de hoje, 02, por mais de 100 pessoas. Não sabemos ao certo os motivos que levaram os manifestantes a tomar essa decisão, mas informantes do local afirmam que estaria relacionada à situação dramática pela qual vem passando o povo de Piquiá de Baixo. Há bastante tempo vem sofrendo não somente os efeitos da poluição das siderúrgicas e da fábrica de aço, mas também os atrasos e a má vontade pública de realocar as famílias em um terreno já desapropriado pela Prefeitura de Açailândia e que por motivos ‘pecuniários’ (falta de acordo sobre o preço do terreno) ainda não se concretizou.

Nenhum comentário: