sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Sacerdócio a homens casados: algo possível. A porta está aberta!

Um grupo representando aproximadamente mil padres católicos americanos pediu aos bispos do país que “comecem a dialogar” no sentido da ordenação de homens casados ao sacerdócio. Em cartas enviadas no dia 23 de janeiro a todos os membros da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, a Associação dos Padres Católicos dos EUA disse que o pedido foi feito principalmente com a preocupação “pelo acompanhamento pastoral das almas” e que se precisa de padres casados para “servir às necessidades pastorais das pessoas”. “O momento chegou. A porta está aberta. A necessidade disso é urgente”, disseram os padres. A carta é assinada por 12 membros da equipe diretiva e funcionários da Associação, representando 9 dioceses e uma ordem religiosa; a secretária executiva, a Irmã Jackie Doepker (franciscana), também subscreveu o documento.
Entre os motivos que os padres citaram na carta para o início do diálogo estão:
• a inclusão na Igreja romana do clero casado de outras denominações cristãs, tais como a Igreja Anglicana;
• os pedidos dos leigos de um diálogo sobre padres casados;
• o número decrescente de padres ativos e o fechamento resultante de paróquias;
• e a saúde espiritual, mental e física dos atuais padres, em particular aqueles que experimentam uma “carga de trabalho cada vez maior e, por vezes, esmagadora”.
“Existem muitas vozes na Igreja esperando serem ouvidas aqui – inclusive a nossa”, disserem os padres. A Associação dos Padres baseou o seu pedido por padres casados na crença de que o Papa Francisco está aberto à possibilidade, caso uma conferência episcopal nacional leve o assunto até ele. Nesse sentido, há uma referência feita a uma entrevista (de abril de 2014) dada a um jornal australiano em que o papa teria dito a um bispo brasileiro que cabia às conferências episcopais regionais buscarem e encontrarem um consenso sobre as reformas da Igreja, e então trazê-las a Roma.
Segundo uma reportagem do jornal The Tablet a partir da entrevista, Dom Erwin Kräutler disse que, numa conversa sobre a escassez de padres na prelazia do Xingu, Francisco expressou certa abertura ao assunto. 
Dom Erwin confirmou que ele e o papa discutiram a ordenação de viri probati (“homens casados provados”) ao sacerdócio. “Cabe aos bispos apresentar sugestões, disse novamente o papa”, completou. (Fonte: IHU)

Nenhum comentário: