terça-feira, 11 de agosto de 2015

Mais de 71.000 brasileiros ganharam quase 200 bilhões em 2013, mas não pagaram um Real de imposto de renda de pessoa física. Vergonha!

O leão do imposto de renda mia feito gato com os ricos, como atestam dados recém-divulgados pela própria Receita Federal. Os maiores milionários a prestar contas ao fisco, um grupo de 71.440 brasileiros, ganharam em 2013 quase 200 bilhões de reais sem pagar nada de imposto de renda de pessoa física (IRPF). Foram recursos recebidos por eles sobretudo como lucros e dividendos das empresas das quais são donos ou sócios, tipo de rendimento isento de cobrança de IRPF no Brasil. Caso a bolada fosse taxada com a alíquota máxima de IRPF aplicada ao contracheque de qualquer assalariado, de 27,5%, o País arrecadaria 50 bilhões de reais por ano, metade do fracassado ajuste fiscal arquitetado para 2015 pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Detalhe: os 27,5% são a menor alíquota máxima entre todos os 116 países que tiveram seus sistemas tributários pesquisados por uma consultoria, a KPMG. A renda atualmente obtida pelos ricos sem mordidas do IRPF - 196 bilhões de reais em 2013, em números exatos – tornou-se protegida da taxação há 20 anos. No embalo do Consenso de Washington e do neoliberalismo do recém-empossado presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo aprovou em 1995 uma lei instituindo a isenção. (Fonte: IHU)

Comentário - Engraçado que essa isenção foi aprovada ainda em 1995 no governo FHC, pai dos....ricaços! Comecemos por aí para botar para funcionar o tal de ajuste fiscal? Seriam 50 bilhões de imposto que serviriam, se bem aplicados, para melhorar estradas, portos, hospitais, etc. 

Nenhum comentário: