sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Polícia Federal começa, finalmente, a investigar a corrupção na época de FHC do PSDB. E o ex-governador de Minas, do PSDB, é condenado a 20 anos!

Pela primeira vez desde o início da Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram uma operação para apurar desvios na Petrobras no período anterior à chegada do PT ao poder, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o presidente da República. Nesta quinta-feira 17, a PF realizou a Operação Sangue Negro, que investiga desvios de dinheiro em contratos da Petrobras para o pagamento de propina ocorridos a partir de 1997, ainda no primeiro mandato de FHC. Foram cumpridos nove mandados judiciais, sendo cinco de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis (RJ) e em Curitiba. Uma das empresas alvo de buscas é do ramo de prospecção de petróleo. Segundo a PF, a companhia recebia repasses de contratos efetuados entre a Petrobras e a SBM da ordem de 3 a 5%, dos quais 1% a 3% eram depositados em off shores no exterior. Esse dinheiro retornava em forma de pagamento de propinas. Em fevereiro, foi tornado público o depoimento de Pedro Barusco à Polícia Federal. O ex-gerente da Petrobras  disse ter começado a receber propinas ainda em 1997. O próprio FHC na publicação do primeiro volume de seus Diários da Presidência afirma que, em outubro de 1996, foi informado por Benjamin Steinbruch, dono da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de que a Petrobras "era um escândalo". "Eu queria ouvi-lo [Steinbruch] sobre a Petrobras. Ele me disse que a Petrobras é um escândalo. Quem manobra tudo e manda mesmo é o Orlando Galvão Filho, embora Joel Rennó tenha autoridade sobre Orlando Galvão”, escreveu FHC sobre os então presidentes da BR Distribuidora e da Petrobras. Reforçou a noção de que a corrupção na Petrobras antecede a chegada do PT ao poder. FHC voltou a se defender e disse que o PT tentava "embolar o jogo". Segundo ele, em sua gestão a corrupção "não era organizada".

Comentário do blogueiro - Pode até ser que na época dele a corrupção não estivesse 'organizada', - mas atuante, de qualquer maneira, - a pergunta é: o que o FHC fez para debelar a corrupção 'não organizada'? Sabia, mas nada fez! Omissão ou cumplicidade? Ou as duas? A condenação do 'mensalão mineiro' na pessoa do ex-governador Azeredo indica que só agora a ponta do iceberg da corrupção tucana está sendo desvendada.

Nenhum comentário: