sábado, 24 de abril de 2010

O 'bom pastor' e os 'pastores mercenários'

As imagens que se cristalizaram nas nossas mentes ao longo da nossa formação catequética - quando falamos de Jesus ‘bom pastor’ – são, geralmente, as de um Jesus caminhando por verdes colinas, de cajado na mão, carregando em seus ombros uma ovelha, e vislumbrando ao horizonte fontes de águas puras.

Um Jesus bom pastor que parece sair mais dos poemas dos escritores latinos bucólicos e neoclássicos do que da história. Um Jesus, enfim, descaracterizado e asséptico. Um Jesus pastor que não corresponde às informações históricas (do pouco que sabemos sobre Ele!) e nem à própria teologia de João.

Este, ao apresentar Jesus como o bom pastor não tencionava compará-lo pura e simplesmente aos pastores da sua época que cuidavam dos inúmeros rebanhos, mas evocava diretamente alguns profetas do passado que haviam refletido e escrito sobre os...’pastores de Israel’.

Certamente João tinha sob seus olhos a profecia de Ezequiel, um profeta nascido e criado no exílio. Longe da terra-mãe reflete sobre as causas de tamanha desgraça nacional. Em suas análises Ezequiel chega à conclusão que setores da sociedade de Israel haviam sido deportados porque os ‘pastores de Israel em lugar de apascentar as ovelhas apascentaram a si próprios’.

No capítulo 34,10-11 ele escreve: ”Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei”.

Os pastores são identificados por Ezequiel com os governantes e administradores de Israel cuja missão devia ser a de cuidar das pessoas feridas e abatidas, zelar e proteger a indefeso e o pobre, garantir o bem-estar de quem já o possuía (ovelha gorda). Esses falsos pastores/mercenários traíram irresponsavelmente o sentido da sua missão e cuidaram somente dos seus privilégios e comodidades. Descuidaram das que precisavam de proteção e acolhida. Diante disso, Deus toma a decisão de retirar todo o poder desse pastores é assume, Ele mesmo, pessoalmente, os cuidados para com as pessoas fragilizadas e exploradas pelos ‘pastores irresponsáveis’.

O evangelista João resgata a profecia de Ezequiel e a aplica a Jesus, pois foi assim que ele e a sua comunidade O viram: finalmente Israel conseguiu produzir um pastor que em lugar de manipular e explorar as ovelhas se colocava a serviço delas. Conhecia suas necessidades e aspirações. De forma gratuita e generosa se colocava a serviço da mais frágil e da ferida, e não se conformava em perder uma sequer.

Resgatar as atitudes do ‘bom pastor’ hoje significa exigir de toda pessoa que possui a responsabilidade de coordenar e administrar uma instituição religiosa ou política que conheça profundamente as aspirações, os projetos e as necessidades das pessoas a que é chamado a servir. Ao mesmo tempo, não permitir que ‘esses pastores’ utilizem as ovelhas/pessoas para se beneficiar e locupletar. Enfim, que não sejam mercenários e coloquem em risco a integridade física e moral das pessoas.

Vamos fazer, a seguir, uma breve comparação entre as atitudes de Jesus bom pastor e as dos ‘pastores’ em geral (políticos profissionais e/ou religiosos)

Jesus ....................................Outros pastores/mercenários

Conhece as pessoas pelo nome.......Não conhece, são fregueses
Caminha junto e se mistura......Caminham só, não se misturam
Serve/acolhe......................................Mandam e marcam audiência
Não promete cargos e benesses.......Prometem cargos para cooptar
Não tem onde colocar a cabeça........Possuem palácios e bens
Sabe perdoar e compreender..........Frita e expulsa os 'desleais'
Se preocupa com os mais fracos......Alia-se aos mais fortes
Assume suas responsabilidades.......Descarregam nos outros
Não queria lugares de destaque......Fazem de tudo para aparecer


COMPLETE A LISTA....................................

Nenhum comentário: