sábado, 22 de maio de 2010

É Pentecostes!

Quando deixarmos de lado os planos pastorais rigorosamente sistematizados, e aprendermos a ouvir o sopro da vida, será pentecostes!
Quando deixarmos de ser guiados pelas fórmulas dogmáticas e os credos ortodoxos, e proclamarmos com gestos coerentes o ‘hino à caridade’, será pentecostes!
Quando deixarmos de competir com outras igrejas para ver quem faz mais sinais prodigiosos, e balbuciarmos a linguagem do diálogo fraterno, será pentecostes!
Quando deixarmos de colocar barreiras litúrgicas e alfândegas teológicas a povos e etnias, culturas e religiões, e juntos cantarmos comunhão e praticarmos inculturação, será pentecostes!
Quando formos intolerantes com a nossa intolerância, os nossos preconceitos e racismos, e apertarmos com firmeza e ternura a mão do ‘outro’, será pentecostes!
Quando tirarmos a máscara dos espetáculos e dos teatros da fé, e começarmos a acreditar na fé do pequeno excluído e anônimo, será pentecostes.
Quando renunciarmos aos títulos eclesiásticos altissonantes, às vestes litúrgicas multicoloridas e aos altares sacrificantes, e nos vestirmos só de compaixão e serviço, será pentecostes!
Quando aprendermos que Deus não se adora nem na igreja, nem no templo, nem na sinagoga, nem na mesquita, nem no céu infinito, mas em ‘espírito e verdade’, em toda montanha, em toda planície, em toda mata, em todo riacho e mar, em todo coração manso, em todo hálito de vida, será pentecostes!
Quando descobrirmos pela fé que o ‘espírito do Ressuscitado’ é o espírito de todos aqueles que seguiram o exemplo de Jesus de Nazaré, e que continuam a nos lançar impávidos nos braços da humanidade para humanizá-la, será pentecostes!
Quando, enfim, deixamos de falar ‘as línguas’ da ganância e da ambição, da truculência e da corrupção, da violência e da arrogância, e partimos o pão da fraternidade nas casas, nas ruas, nas praças, nos hospitais, e nas escolas, é PENTECOSTES!

Um comentário:

Unknown disse...

Vc realmente absorve a mensagem de do Nazareno...Sempre leio teu blogger amei essa postagem.OBRIGADO!!!!