sábado, 4 de dezembro de 2010

Deus começou a administrar. O futuro é agora! (Mt. 3,1-12)


Israel havia se tornado um deserto. O coração das pessoas estava estéril. Incapaz de produzir frutos de justiça e transformação. Era preciso transformá-lo num espaço de renovação ousada. Cada pessoa devia ‘arrepender-se’ de seus pecados, os que produziam morte e esterilidade. João que profetiza no deserto quer se tornar o instrumento facilitador de Deus. Um homem despido das roupas dos que viviam armando morte e destruição nas grandes cidades denuncia no deserto que era preciso descobrir e encarar o deserto que estava dentro de cada um. O deserto que dominava e ameaçava a vida de multidões.

João acreditava que era possível reverter a tendência de morte e esterilidade. Mas era preciso que as pessoas mudassem suas opções de vida. Suas atitudes. Suas concepções. Suas formas de consciência distorcida segundo a qual muitos pensavam que era suficiente considerar-se ‘filhos de Abraão’ para possuir a salvação. A salvação, o ‘deserto transformado’, para João, torna-se uma realidade ao alcance de todos só mediante gestos e ações concretas impregnadas de fraternidade e justiça. Isso, contudo, implica despir-se de toda hipocrisia e falsidade. De toda arrogância. De toda falsa segurança. De todo ‘privilégio religioso’ adquirido. Deixar-se batizar por João significa aceitar a lógica e a prática apontadas por ele. Só assim o batismo-compromisso se torna sinal-sacramento. Para evitar que seja uma das muitas formalidades religiosas judaicas, os que entram na fila no Jordão devem assumir o ‘credo/apelo’ de João!

O Deus de João não é o Deus de Jesus. É um Deus que cobra. Que monitora e pune. Que não dá novas chances. O reino Dele chegou e não há mais tempo a perder. Ou a mudança se dá agora, ou nunca mais. Porque agora se joga o futuro de Israel/humanidade! O Deus de Jesus é graça, perdão e compaixão. Um Deus que dá novas chances, oportunidades inéditas. Mas é preciso compreender que não se pode desperdiçar o momento presente. O Reino chegou. Agora é o futuro!

Nenhum comentário: