quinta-feira, 29 de abril de 2010

CARTA ABERTA DE ARITANA YAWALAPITI A LULA

A inisitência do governo federal, na pessoa do próprio Lula, em construir a hidrelétrica BeloMonte no Rio Xingu se tornou uma questão pessoal. Em numerosas declarações o atual presidente da República intervém para defender de forma radical a hidrelétrica que vem sofrendo justas críticas de numerosos setores da sociedade civil e da comunidade científica nacional e não. O que chama a atenção é o tom com que Lula trata a questão. Ao falar de Belo Monte, o presidente parece convidar a nação para que se declare se está com ele (presidente) ou contra ele. Está a fazer disso um problema de aceitação ou não da sua pessoa! Parece que o êxito do seu governo dependa única e exclusivamente dessa hidrelétrica. O que mais irrita, entretanto, são as palavras desrespeitosas que o grande mandatário dirige a todos aqueles ('inimigos'!) que não concordam com ele. Pena! Esperava-se que o presidente fechasse a sua administração com chave de ouro, mas está a abrir/inaugurar um 'modus operandi' que não se condiz a um presidente....como ele!

Aqui abaixo reproduzo uma carta aberta a Lula escrita por Aritana Yawalapiti e seu irmão sobre Belo Monte. É o olhar de duas lideranças indígenas que sempre tiveram atitudes bem 'diplomáticas' e, portanto, não podem ser acusadas de extremistas ou radicais....

Meu irmão amigo Moacir.

Por meio deste, venho informar que nós indígena do xingu, estamos muito triste e dolorosos com a história de Belo Monte. E tambem com a história de zoneamento no estado de mato grosso, pois governo do estado aprovou maior número de desmatamentos em torno do parque do xingu. Por motivo, nós indígena do xingu e indígena do pará estamos se unindo para partir ao rumo Belo Monte.

Nós Lideranças do parque do xingu, estamos muito triste com a postura do presidente da República Luiz Icnácio Lula da Silva por ter tomado a descisão de construir a barragem Belo Monte sem consultar povos indígena!! À oito anos de mandato, ele acabou com a Natureza e poluiu todos os rios Brasileiro e principalmente ele é campeão de distruidora da Amazona!!

Mensagem pra você Lula;

Lula, pensavamos que você era gente!!!

Você é o monstro que gosta de acabar nossa floresta, nosso rio e nossa terra!!! Por favor, estamos pedindo para vossa senhoria desistir de construir o Belo Monte! O rio xingu é maior leito do rio que, criador fez para o povos indígena Brasileiro! Por isso, não pode construir nenhuma barragem neste leito.

Na cabeceira do rio xingu já foi construida uma sem consultar nós. Já que governo não tem menor considerações com os indigenas, estamos pronto para invadir barragem paranatinga ll. Esta barragem está nos afetando, nosso transporte fluvial não está mais trafegando no rio devido esse problema.

Lula, o que é que nós indígena fez de mal para deixar você contrariado? Será que depois de que, nós indígena Brasileiro dermos maior voto para vossa senhoria? é isso? Por favor, vamos trabalhar com alegria, paz, carinho e proteção ambiental do Brasil!

SDS

CACIQUE ARITANA
PIRAKUMAN YAWALAPITI
LIDERANÇA INDÍGENA DO ALTO XINGU

(tirado do IHU)

Um comentário:

Unknown disse...

Estava querendo ter certezas quanto ao meu voto, e procurei na net conselhos do chefe Aritana Yawalapiti.
Obrigada por ter postado a carta relativa quanto à minha dúvida.
Obrigada
Marcia