quarta-feira, 18 de julho de 2012

Antenados com o mundo!

Justiça da Guatemala liberta coronel que matou bispo
"Uma injustiça para com aqueles que sofreram e morreram por mãos do exército durante o conflito armado": com essas palavras, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Guatemala, Dom Oscar Julio Vian Morales, definiu a liberdade concedida no fim de semana ao coronel da reserva Byron Disrael Lima Estrada, condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato, em 26 de abril de 1998, de Dom Juan José Gerardi Conedera. A decisão do tribunal e a falta de impugnação por parte do ministério público "é mais do que vergonhosa para o povo da Guatemala, que esperava que a pena fosse cumprida em sua totalidade. Isso nos diz que no país continuamos retrocedendo em nível de justiça"

10.000 católicos do Vietnã saem às ruas e exigem liberdade religiosa

 Mais de dez mil católicos saíram às ruas na Diocese de Vihn, no Vietnã, no último domingo, dia 15, para exigir das autoridades civis o respeito à liberdade religiosa, após violentos ataques contra sacerdotes e fiéis, que tiveram seu último capítulo em Con Cuong, no dia 1º de julho. Na ocasião, segundo mensagem da diocese vietnamita, policiais, soldados e vândalos ocuparam a capela de Con Cuong, profanaram o espaço sagrado e destruíram uma imagem de Nossa Senhora, atacando também um sacerdote e vários fiéis, com o objetivo de impedir a celebração da Eucaristia. Nos dias que antecederam à manifestação, as autoridades tentaram intimidar os fiéis, estacionando veículo blindados junto à residência do bispo de Vihn.

Tráfico de pessoas já é o 3º maior negócio do mundo
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNDOC), a rede do tráfico de pessoas é altamente lucrativa e ocupa o terceiro lugar na economia mercadológica do crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. Atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas e movimenta aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano. Estima-se que 700 mil mulheres e crianças passam todos os anos pelas fronteiras internacionais do tráfico humano. Isso sem contabilizar o tráfico interno, que no País é alarmante. A pobreza, o desemprego, bem como a ausência de educação e de acesso aos recursos constituem as causas subjacentes ao Tráfico de Seres Humanos. As mulheres são particularmente vulneráveis ao tráfico de seres humanos devido à feminização da pobreza, à cultura de discriminação e desigualdade entre homens e mulheres, à falta de possibilidades de educação e de emprego, a cultura hedonista que transforma o corpo da mulher em objeto de desejo e cobiça.

Bispos coreanos denunciam abusos no campo
O mundo "foi criado por Deus baseado na justiça. O Criador deu a cada um segundo as suas necessidades: fomos nós homens, com o nosso frenesi, que consumimos demais. Devemos voltar à justiça divina também no campo agrícola". Esse é o sentido da Mensagem enviada pelo bispo de Suwon e presidente da Comissão Episcopal Coreana Justiça e Paz, Dom Matthias Ri Iong-hoon, aos camponeses, por ocasião do Domingo dos agricultores, celebrado no país neste domingo, 15 de julho. No texto, o prelado escreve: "Deus criou o mundo baseando-se na justiça e na equidade, assegurando recursos naturais suficiente para todos. Nós os esgotamos e é por isso que agora se verificam penúrias, desequilíbrios energéticos e disparidade entre zonas urbanas e zonas rurais. Esses fatores são contrários à vontade divina e devem ser corrigidos". (Fonte: Rádio Vaticano)



Nenhum comentário: