sábado, 6 de novembro de 2010

Dia de todos os bem-aventurados. Parafraseando Mateus 5, 1-12


Santos são os pobres cujo único patrimônio é o seu espírito livre e aberto para amar. Que não se apegam aos falsos tesouros que dominam o coração. Desde já, eles possuem o Reino da libertação.

Santos são os que não se envergonham de derramar as lágrimas de sua tristeza e aflição. Que anseiam por colo e consolação. Eles serão acalmados, e pela suave mão do próprio Deus tenramente acariciados.

Santos são os que adotam o diálogo e a persuasão para vencer a truculência dos arrogantes. Eles ocuparão a ‘terra prometida’, e a expropriarão dos intolerantes. Possuirão definitivamente ‘a terra sem males’.

Santos são os que não se sentem saciados enquanto houver um ser vivo sofrendo injustiça. Que lutam por ele da mesma forma que lutam por direito e pão para si. O seu esforço não será em vão: vida plena acumularão.

Santos são os que possuem um coração grande para perdoar. Que superam vingança e retaliação. Mágoa e rancor não moram em sua alma. Em sua vida, tolerância e compreensão se abraçarão.

Santos são os que educam o seu coração à transparência e à honestidade. Não acumulam ódio, não aceitam maledicência e duplicidade. Desde já eles podem ver Deus que é a fonte de toda bondade.

Santos são os que garantem a paz fazendo guerra contra toda indústria de armas e destruição. Combatem os fantasmas da dominação que se apossam do coração. Desmascaram a força sedutora de satanás, e por isso são chamados ‘filhos da Paz’.

Santos são os que enfrentam a perseguição, e não se abalam com a calúnia. O seu nome é difamado, mas permanecem firmes contra toda corrupção. Não devem, e por isso não temem, toda manipulação perseguem. A alegria e a felicidade são a sua recompensa. Aqui a traça não corrói, e nem o ladrão destrói.

Nenhum comentário: