domingo, 11 de março de 2012

Em Grajaú é executado com 4 tiros mais um indígena Guajajara. Quem vai parar esse extermínio?

Grajaú. Sexta feira, 9 de março. São 18,30 h. no bairro Canoeiro Uma moto com dois desconhecidos se aproxima de uma casa. Um homem estava sentado do lado de fora bem ao lado da entrada, curtindo o friozinho da noite que estava a chegar. Acabava de segurar no seu colo um de seus 4 filhos e entregá-lo à esposa que o havia levado para dentro da casa. A moto, agora, chega bem perto dele, a cerca de 3-4 metros. Com movimentos rápidos o homem que estava na garupa da moto extrai um revólver e dispara quatro tiros certeiros naquele pai de família. Com a mesma velocidade e habilidade os dois pistoleiros fogem. Imediatamente os familiares e os vizinhos acorrem, chamam uma ambulância e levam o ferido a Imperatriz. Ele consegue resistir até o dia seguinte, para vir a falecer na manhã de sábado.

Francisco da Conceição Sousa Guajajara, 37 anos, agente indígena de saúde que atuava na Terra Indígena Bacurizinho, é mais uma vítima de uma longa série de homicídios que vêm ocorrendo naquela cidade.
Desconhecem-se até o momento os motivos do homicídio. Todos são unânimes em relatar que Francisco era um trabalhador, calmo, respeitado, que nunca se meteu em confusões. Tinha uma vida pacata e era muito conhecido e estimado pelos vizinhos e pela sociedade de Grajaú. A prova é que na missa de corpo presente a igreja do bairro estava abarrotada de pessoas de todas as camadas sociais da cidade. Muitos especulam que ele tenha sido confundido com outra pessoa. Outro fato que chama a atenção é que naquele bairro nesses últimos 6-7 meses já ocorreram mais de 5 assassinatos e todos tendo como alvos pessoas com certo poder aquisitivo. Este crime vem se somar a outra morte ainda não plenamente esclarecida, a de uma adolescente indígena de 13 anos, grávida de dois meses. Não se tem informações ainda se a Polícia Federal está se mobilizando para investigar e identificar os responsáveis por essas execuções. (Fonte: Pastoral Indigenista de Grajaú)

Nenhum comentário: