domingo, 6 de março de 2016

LULA X MORO - FRASES DO DIA SEGUINTE

'Francamente, não tenho o que dizer neste Correio, além da manifestação de repúdio em relação à violência cometida contra o ex-Presidente Lula, o aparato de força à primeira hora do dia, como se um criminoso fosse fugir....  O Presidente Collor foi deposto mas nunca submetido a operações de força como ex-presidente investigado e julgado. O Presidente Getúlio Vargas, acusado de crimes muito graves, que iam até a tentativa de homicídio do líder da oposição, investigados por forças militares que agiam à margem das regras constitucionais, ia certamente ser deposto, mas não chegou a ser conduzido à força para a república do galeão. É a primeira vez que se quebra no Brasil este padrão de comportamento. É grave. É tudo que me ocorre dizer. Fico em suspenso, no aguardo dos desdobramentos deste fato grave. Esperando o próximo lance do Juiz Moro, que assumiu a autoridade maior do País, mesmo sem passar pela legitimação do voto do povo'. (Saturnino Braga)

'Disse o delegado da PF, encarregado de expor as razões da medida, que a mesma foi tomada com vistas a preservar a segurança do próprio Lula. Mas é o contrário. Os confrontos em São Paulo teriam sido evitados se o ex-mandatário fosse convidado a depor com toda a tranquilidade em Brasília, como o fez de outras vezes. Afirmar que se procurava preservar a integridade do depoente não faz o menor sentido.O juiz Sergio Moro certamente sabe o que se produziria se autorizasse o que autorizou. Era óbvio que haveria repercussão midiática nacional e internacional equivalente à da prisão de uma celebridade. Era esse efeito imagético que buscava'.(André Singer)

'A Lava Jato atravessou definitivamente o Rubicão, com a história da condução coercitiva de Lula para prestar depoimento. A nota de Moro – transferindo a responsabilidade do pedido ao Ministério Público Federal, conclamando por tolerância e compreensão “em relação ao outro lado” mostra o risco de se colocar a estabilidade política do país na dependência de um grupo de investigadores provincianos, conduzidos pelas cenouras do Jornal Nacional. ....Moro quebrou o sigilo de todos os inquéritos e a Lava Jato montou uma agência de notícias com jornais parceiros. Qualquer notícia – pedalinhos, barquinhos, estátuas de Cristo Redentor – serve para alimentar as manchetes criando o clima de incriminação de Lula. Os vazamentos vão em um crescendo até que a prisão ou condenação de Lula se torne irreversível'. (Luis Nassif)

 Nada justifica o ato de força que foi a operação desencadeada na sexta por agentes da Polícia Federal, do Ministério Público e pelo juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mello expressou preocupação não apenas com a “terrível” repercussão para a imagem do Brasil no mundo como também com o próprio Estado de direito: “Se ocorre com um ex-presidente da República algo tão extremado, imagina o que pode ocorrer com um cidadão comum”, alertou.

Nenhum comentário: