domingo, 9 de setembro de 2018

LULA É HADDAD - O poder da transferência é a jogada!





Conforme resultado do IBOPE, em caso de declaração de Lula em apoio a Fernando Haddad, 22% os entrevistados responderam “com certeza votaria nele”, 17% “poderia votar” e 53% “não votaria de jeito nenhum”. 4% “não conhece o suficiente para opinar” e 4% “não souberam responder à pergunta”. Nesta pergunta o percentual que responde “com certeza votaria” é igual ao percentual que respondeu que votaria em Lula na pergunta espontânea (tabela em sequência): 22%. Considerando que Haddad tem 6%, Lula estaria transferindo em torno de 73% de sua intenção de voto. Portanto, somando os percentuais de “com certeza” e “poderia votar” Haddad poderia chegar a 39%. 

Como já mencionado em outro artigo, “pesquisas de intenção de voto são o retrato do momento”. Do início da campanha muitos foram os acontecimentos que modificam o cenário e certamente continuarão modificando, considerando as muitas variáveis a serem consideradas nessa eleição. Portanto, difícil prever o que ocorrerá nos 30 dias que antecedem a votação (07/10).

*Assinam este artigo os alunos: Beatriz Ramires de Britto, Camila P. Monteiro Costa, Danilo de Oliveira Romano, Débora Toniolo, Felipe Pragmacio Travassos Teles, Ivair J.A. Junior, Júlia Isabel Miranda Travaglini, Jimmy Augusto Moreira Pitondo, Jusuá Jihad Alves Soares, Kathleen Angulo, Larissa Regina Ramos da Silva, Marcela Pereira Pedro, Mariana de Camargo Rodrigues, Robson Leandro de Almeida, Rodrigo da Silva Pereira, Rosimeire da Silva dos Anjos, e a professora Jacqueline Quaresemin, Pós-Graduação em Opinião Pública e Inteligência de Mercado – Disciplina de Opinião Pública e Pesquisa Eleitoral, na FESPSP.

Nenhum comentário: