sexta-feira, 26 de outubro de 2018

XXX domingo – Mc. 10,46-52 - Tirar a cegueira da manipulação e voltar a enxergar de novo!

Jesus prevê a sua morte, mas os seus não o escutam., e nem aceitam. O Mestre se encontra em Jericó que foi a cidade do triunfo e da libertação de Josué, mas agora se tornou terra de dominação e de incompreensão. Por isso Jesus SAIU (v.46) daquela terra. O mesmo verbo utilizado por Moisés ao SAIR da terra da escravidão, no Egito. Encontram Timeu, filho (Bar) de Timeu que significa HONRADO. O exímio escritor-evangelista nos lembra que Tiago e João queriam HONRA, apesar de que Jesus já havia dito que ‘não há profeta SEM HONRA senão na sua própria pátria’. Ao jogar com os termos ‘Timeu-bar-Timeu’, o evangelista nos mostra que os dois discípulos não são somente surdos, mas também cegos, como...Timeu-Bar-Timeu (como se fossem duas pessoas, um filho do outro). João e Tiago comprovam o que o profeta Jeremias dizia ‘têm olhos, mas não veem...têm ouvidos, mas não ouvem...’ Compreendemos, assim, que são os próprios discípulos os surdos e cegos que precisam se abrir e enxergar! 

Timeu se encontra à beira do caminho, como a semente que não vinga, e grita, como faz o possuído na sinagoga, chamando-o de ‘Nazareno, filho de Davi’. Eis a razão da cegueira: Timeu e os discípulos não acreditam em Jesus como filho de Deus que se doa até à morte, mas como o ‘ungido que com poder e glória destrói e expulsa os inimigos, e que restaura a monarquia de Davi.’ Jesus para e manda ‘chamar’. Chama-se alguém que está longe, no sentido que não quer entender e aceitar, e não se identifica com quem o está a chamar. Finalmente, o cego cai em si: joga para longe o manto, - símbolo da própria pessoa, - joga para fora a ‘velha pessoa, a velha mentalidade’, ‘dá um pulo e LEVANTA’. Ou seja, ressuscita, renasce. É o cego que deve ir até Jesus, pois é ele o teimoso, o resistente. É ele que deve se converter. Aqui observamos um detalhe interessantíssimo: o evangelista para deixar claro que está realmente falando da cegueira de João e Tiago faz novamente a mesma pergunta que havia feito aos dois discípulos quando pediram para sentar a direita e a esquerda: Quando queriam HONRA. Pergunta: ‘O QUE QUER QUE EU LHE FAÇA?’ E a resposta é mais ainda elucidadora: RABI, - e não mais 'filho de Davi', - QUE EU VOLTE A VER NOVAMENTE! Ou seja, mostra que nem sempre foi cego. Tornou-se cego quando foi ‘manipulado e possuído pela mentalidade que buscava poder e força’ e não movido pelo serviço e a doação. Jesus simplesmente constata que foi o cego que se converteu mediante a fé dele. Timeu voltou a enxergar novamente e ‘SEGUIA JESUS PELO CAMINHO’. 
Ou seja, aqueles discípulos cegos e surdos, resistentes, acabam se convertendo e acolhendo definitivamente o Mestre que serve, e deixam de seguir ‘o filho de Davi que promete cargos e glória e distribui poder’.  Que nesse domingo histórico façamos como TIMEU! Sejamos HONRADOS!

Nenhum comentário: