segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A tristeza sem tamanho que abrigará a todos nós, por Paulo Endo


A tristeza está entre nós, ela é verdadeira, até esperada e necessária. Muitos já estavam tristes há meses diante da iminência de acontecer o que se concretizou. A tristeza é nossa. Ela é sábia. Nos ensina sobre o que perdemos e lutamos tanto para não perder. Nos informa sobre nossos bens mais preciosos, nossa responsabilidade para com eles e revela um desejo profundo de refundar o que perdemos e a busca incessante de, constatado o perdido, reiniciarmos a busca sobre onde mais poderemos reencontrá-lo. Não mais lá, mas aqui; não mais longe, mas ao lado; não mais entre os que atacam, mas ente os que zelam. E é preciso dizer: não mais no pranto, mas é no enxugar das lágrimas que vemos claro e enxergamos límpido após secar os olhos que marejam.

O caminho agora é turvo, mas quicá lentamente poderá se esclarecer. Precisaremos conseguir constatar que perdemos todas as principais lutas desde o impeachment de 2016. Pouquíssimas lutas importantes foram conquistadas nesse período, o que demonstra que a despeito de muitos que se levantaram após o golpe ficamos carentes de vitórias e as vitórias, pequenas ou grandes, são cruciais porque alimentam as lutas vindouras. Então será preciso pensar onde e na companhia de quem nos retroalimentaremos e redefinir nossos pontos de repouso onde a vitória se consagra.

Hoje o dia é de tristeza. A alegria ficou mais distante e o horizonte que esperávamos não se abriu. Todos com lanternas na mão somarão o facho de luz que possibilitará seguir adiante enquanto faz escuro. Mas não basta seguir adiante. Será preciso inventar atalhos, constatar caminhos novos, desnortear os inimigos com surpresas e e invisibilidades. E não tenhamos dúvidas e nem esperanças vãs. Os inimigos avançarão. Há anos o candidato eleito promete que o fará quando um dia chegasse à presidência.

Porém é preciso que fica claro desde já para os que agora assumem o pleito:

eles têm o governo, mas não terão o Brasil.

Nenhum comentário: