terça-feira, 30 de outubro de 2012

Breves sobre a igreja...casta meretrix!

Um sínodo que não fez história - Três semanas de Sínodo dedicado à "nova evangelização", especialmente no Ocidente (ex-) cristão, restituem a imagem de uma Igreja que não se fecha ressentida diante de um mundo hostil, foge do pessimismo e olha para a globalização e a secularização como "oportunidades" para anunciar o Evangelho”. O texto final, assim como as 58 proposições confiadas ao papa, fala de temas como família e liberdade religiosa, mas sem novidades "operativas", nem sobre os divorciados em segunda união. As "indicações" futuras são confiadas ao pontífice. Para Bento XVI, a renovação da Igreja não depende essencialmente das "reformas estruturais", mas sim da capacidade de "se libertar do fardo mundano e político" e assim "abrir-se ao mundo".Adia-se, mais uma vez, 'a mudança estrutural'.

Mercadores do sagrado cuidai-vos! - “Queridos irmãos sacerdotes, assim não vale: os sacramentos não estão à venda e sua celebração não se pode dar em troca de dinheiro”. A poucos dias da festa dos Santos e dos defuntos, o vice-presidente da Conferência dos Bispos das Filipinas escreveu uma carta com tons enérgicos aos sacerdotes de seu país, porque foram muitas as indicações que chegaram ao escritório de Dom Sócrates Villegas sobre um comércio que não respeita as determinações da Igreja. “O tráfico de coisas espirituais em troca de dinheiro é simonia, portanto, é um pecado”, destacou o arcebispo. Será que os padres sabem o que mesmo 'Simonia'? Aconselho pesquisa no Google!

Mais um livro sobre o Vaticano: igreja de Jesus onde estás? - No dia 21, o jornalista Enzo Romeo, que cobre o Vaticano para a rede italiana de televisão Tg2, lançou o seu novo livro,Guerre Vaticane, em uma apresentação do outro lado da rua da Sala de Imprensa do Vaticano, na Livraria Ancora, em Roma. Romeo tem uma reputação como repórter confiável, e o seu livro fornece um panorama útil sobre a bagunça total do Vatileaks, começando com a publicação, no início de 2012, de duas cartas escritas pelo arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-autoridade número dois no governo do Estado da Cidade do Vaticano e o atual embaixador papal em Washington, EUA, sobre a suposta corrupção e nepotismo nas finanças vaticanas. "O Vaticano está se tornando cada vez mais autorreferencial", disse. "Eles debatem, discutem, falam, pensando apenas em si mesmos. Eles perderam o senso de contato com as pessoas". Contatos com pessoas eles têm. Trata-se de ver 'quais pessoas'!
(Fonte: IHU)

Nenhum comentário: