segunda-feira, 1 de junho de 2009

Missão dos Missionários Combonianos Na América Latina -Quito 2009



Coloco, a seguir, o esboço do documento final relativo à missão elaborado no encontro continental que se realizou em Quito (Equador) entre os delegados ao Capítulo Geral dos Missionários Combonianos em Roma.
Convocados pelo Espírito de Jesus, herdeiros de Comboni, nos sentimos chamados a viver em plenitude e a ser portadores de vida, como Jesus Bom Pastor, para dar vida abundante e ser mensageiros de uma esperança crível para os povos.
Como combonianos nos sentimos chamados e consagrados a viver e a compartilhar a vida com os mais abandonados e excluídos para sermos sinal diante deles do amor e da proximidade do Deus da vida. Cada província/delegação –em sintonia com o Instituto- discerne onde estão esses grupos humanos em cada lugar e época, a partir de sua própria história e da realidade social e eclesial. A partir deste princípio, os combonianas de América/Ásia optamos pelos afro-descendentes, pelos indígenas, pelas periferias urbanas e pelo mundo chinês.

Esta missão pela vida a realizamos em três dimensões básicas:
1. Proclamação da Palavra de vida. Cremos que as pessoas do nosso mundo esperam una Palavra que seja verdadeira, iluminadora, consoladora, libertadora, que lhes mostre como Deus os vê, isto é, como filhos e filhas amados e chamados a viver em comunhão. Cremos que essa Palavra encontra uma “encarnação” especial nas Escrituras, lidas a partir da vida e com abertura ao Espírito. Dentro desta dimensão, os combonianas nos sentimos especificamente chamados a dar prioridade ao anúncio e testemunho da Palavra que gera vida. Reafirmamos nossa decisão de dar prioridade aos povos e grupos humanos que estão além das fronteiras eclesiais e que não estão recebendo o dom da Palavra encarnada em Jesus de Nazaré (primeira evangelização).

2. O serviço. Iluminados pela figura do Bom Samaritano nos dedicamos com prazer e generosidade ao serviço aos pobres, realizando “sinais messiânicos” (sinais da presença do Reino) que mostrem a proximidade de Deus. Nesta perspectiva, consideramos um serviço necessário nos tempos de hoje um trabalho forte a favor da Justiça, da Paz e o respeito pela Criação.

3. A comunhão. Cremos que a humanidade é uma única família de filhos de Deus, cuja plenitude de vida se realiza na fraternidade. Por isso promovemos a comunhão e participação, processos de reconciliação, criando ou recriando relações comunitárias de solidariedade em vista de um mundo mais justo e fraterno, sem dominados e nem dominadores. Com as comunidades de discípulos que o Espírito vai suscitando, celebramos a santidade da vida, a beleza de sentir-nos irmãos, e a esperança de um mundo novo; e nos alimentamos freqüentemente com o pão da Palavra e do Corpo do Senhor. Nesta dimensão, favorecemos o diálogo intercultural e interreligioso, assim como a animação missionária das igrejas, promovendo a comunhão e colaboração entre igrejas e povos.

Metodologia

Os combonianos de América/Ásia queremos realizar nossa missão seguindo o princípio comboniano “Salvar África com África” que, para nós, neste momento implica:
1. Inserção social, afetiva e cultural como meio de aproximarmos aos pobres com os quais queremos compartilhar a vida. Cada província/delegação e comunidade devem discernir: modos, tempos e condições para aplicar este princípio.
2. Escuta atenta da realidade, das pessoas e dos sinais dos tempos, com uma atitude de respeito e capacidade de análise.
3. O discernimento pessoal e comunitário como método de trabalho, e para tomar decisões.
4. Criação de pequenas comunidades eclesiais.
5. Formação de líderes para a sociedade e para a igreja.
6. Indo além das fronteiras eclesiais, inclusive criando iniciativas missionárias não circunscritas à paróquia.
7. Animação missionária, para que nossas igrejas se abram para a missão na “outra margem” (Aparecida 376), através dos meios de comunicação, testemunho pessoal, estando presentes nos organismos da igreja local, e cooperando com outras instituições da sociedade.
8. Promoção vocacional e formação de novos discípulos missionários.
9. Internacionalidade. Vivemos a vocação-missão como uma comunidade de irmãos procedentes dos mais diversos lugares e culturas, isto enriquece nossa resposta ao chamado recebido.
10. Pluriministerialidade: Seguindo a intuição de Comboni, no nosso instituto vivemos a missão com uma pluralidade de ministérios, de sacerdotes e irmãos, abrindo-nos também a outros ministérios leigos e a toda a família Comboniana. Esse princípio caracteriza também nossa ação evangelizadora e pastoral.
11. Cooperação: Como portadores de vida, cooperamos com qualquer pessoa e instituição que trabalhe a favor da vida, especialmente dos mais pobres.
Na foto: menina indígena de Otovalo, cidade famosa por produzir riquíssimo artesanato indígena.

Nenhum comentário: