sábado, 9 de outubro de 2021

28º domingo Comum - Para os 'possuídos' pela ganância é impossível entrar na dinâmica do Reino que é solidariedade e partilha! Mc. 10, 17-30



O ricaço avarento e ambicioso nunca poderá entrar ‘na lógica do Reino’ anunciado e testemunhado por Jesus. Por uma razão simples: é um possuído que perdeu a liberdade. Torna-se incapaz de discernir o que é central na vida e o que é periférico. As expressões ‘correr e se jogar aos pés de Jesus’ refletem atitudes próprias de um endemoninhado, de um possuído. 

O evangelista, desde o início, deixa claro que esse homem sem nome e sem identidade, representa todas aquelas pessoas que são incapazes de colocar o pouco ou o muito que possuem a serviço de quem precisa. É um falido, um infeliz. Para obter a vida eterna não adianta a argumentação que obedeceu aos mandamentos. Jesus deixa claro, inclusive, que os mandamentos que interessam para a construção do Reino são os que fazem referência às pessoas, e não tanto a Deus: ou seja, honrar pai e mãe, não matar, não adulterar, não enganar, não fraudar, não ambicionar coisas e nem pessoas.... Tudo isso, contudo, é insuficiente. A prova de fogo para compreender e entrar definitivamente na dinâmica do Reino pregado por Jesus é ‘ Vá, vende o que tem, dá aos pobres, e depois vem e segui-me’. Só uma pessoa livre pode fazer isso. Para quem é ‘possuídos e dominado’ pela sede de riquezas é impossível seguir esse conselho de Jesus. Não interessa, tampouco, o tamanho da riqueza. O que conta é a nossa relação com ela. Uma ‘pessoa de posse’ que é generosa, honesta e solidária ainda tem chance de ser discípula do Reino. O mesmo não ocorre com o ‘rico ambicioso e tacanho’ que permanece um possuído, escravo e dominado pelas suas próprias riquezas. São elas ditam o seu agir! Nada mais atual do que essa narração, justamente nos dias em que saiu a lista dos ‘ricaços’ do Brasil que possuem milhões em Offshore nos paraísos fiscais. A ilusão da segurança econômica, não se transforma em felicidade e realização humana, principalmente quando ela é construída sobre a fome e o desemprego das pessoas que eles, supostamente, governam! 


Nenhum comentário: