sábado, 19 de outubro de 2019

29º domingo Comum - A fé intensa e persistente de uma viúva faz com que a 'justiça de Deus' não tarde e nem falhe! (Lc. 18, 1-8)

Às vezes, o tamanho das injustiças é tão grande que nos sentimos impotentes e incapazes de reagir. Frequentemente, ao ver que quem pratica todo tipo de injustiça permanece sempre impune nos faz desistir de lutar. E somos tentados em não acreditar mais que um dia será possível ter uma sociedade realmente justa. Jesus já havia constatado isso ao seu tempo, e percebia, entre os seus, o desânimo e a decepção. No evangelho de hoje o Mestre pede para que os discípulos, - através da oração constante, - não desistam em acreditar que Deus ‘fará justiça aos seus’! O objetivo da narração não é tanto motivar os discípulos a ‘orar’, mas a continuar a ‘crer’ que Deus não abanda os seus filhos. O modelo de pessoa insistente, inconformada, persistente que busca justiça é o de uma viúva. Essa pessoa, aparentemente, sem poder algum, sem ter como pagar advogado, sem ter marido ao seu lado,  sozinha, armada somente de coragem e ousadia exige justiça a um juiz insensível e soberbo.
Ela consegue obter justiça não porque o juiz se converte, mas porque ela, não desistiu de correr atrás da justiça. Foi a sua fé intensa que permitiu que o impossível se tornasse possível. Deus permanece fiel ao que prometeu, e a viúva o provou. Mas nós temos, hoje a mesma fé persistente da viúva para enfrentar as injustiças que assolam o nosso País? A pergunta final de Jesus nos questiona diretamente; ‘quando o Filho do Homem, Jesus, vier, encontrará fé na terra?’....Ou nos encontrará desacreditados e conformados, abraçados aos que cometem as injustiças?  A resposta não se dá mediante palavras, com um 'sim' ou um 'não', mas com opções e testemunhos coerente de luta, de teimosia e de ousadia por justiça para tantos e invisíveis 'injustiçados'. 

Nenhum comentário: