sábado, 23 de fevereiro de 2019

Joênia Wapichana, a primeira deputada federal indígena, afirma que é uma afronta desse governo negar direitos históricos dos povos indígenas

A primeira mulher parlamentar indígena, a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR), afirmou que em seu mandato se vê na responsabilidade de proteger os direitos dos povos indígenas e criticou os discursos do presidente Jair Bolsonaro. À TV 247, ela diz que os indígenas se sentem afrontados com a intenção de Bolsonaro de rever as demarcações das terras indígenas. "Sentimos como um afronta, demarcações de terras indígenas é um dever do Estado brasileiro".
Joênia Wapichana classifica como "lamentável e absurdo" o fato de o presidente afirmar que os índios não precisam mais de suas terras e que precisam ser integrados à "civilização". "Esse fato de querer negar a identidade indígena está ligado ao fato de querer negar também os direitos indígenas, principalmente sobre a demarcação das terras. Vejo esse tipo de argumento como um argumento de negação. Além disso é uma discriminação contra os índios". A deputada também salienta que ser índio está ligado às origens. "Ser indígena é no sentido de pertencimento ao povo, com suas características culturais e forma de se organizar. Isso não significa que nós estamos a parte da sociedade brasileira, nós temos os mesmos direitos de qualquer cidadão brasileiro".

Nenhum comentário: