sábado, 11 de setembro de 2021

Dia da independência bolsonarista: 'uma conspiração antipatriótica por ativistas de aluguel para difundir a cultura da idolatria de Bolsonaro'! Algumas análises

 Ao invés de atos politizados organizados por cidadãos que reivindicam o cumprimento da democracia, o que se pôde observar nas manifestações da última terça-feira, 07 de setembro, foi uma "política despolitizada, divorciada da concepção clássica e civilizada de política, que aqui deixou de ser de cidadãos para ser de atores", disse o sociólogo José de Souza Martins. Os atos que marcaram o dia da Independência, avalia, foram "uma grande conspiração antipatriótica para difundir a cultura da idolatria de Bolsonaro como substituta da consciência de pátria", formados pela "presença de ativistas de aluguel".

O jurista e ex-reitor da Universidade de Brasília - UnB, José Geraldo de Sousa Junior, compartilha da mesma análise. "No gramado e na avenida, um presidente isolado numa bolha de mobilização artificial, preparada com antecedência e financiada pelo setor mais canibalizador da economia, o agronegócio, sequestrou o dia da Independência", destacou na entrevista a seguir, concedida por e-mail. Em seus pronunciamentos, observa, Bolsonaro "falou como um presidente que não governa, que conspira; que não se solidariza com o social, mas com os seus interesses, de seus domésticos e associados; que não tem empatia com o povo e com a vida, só se liga nos negócios".

O economista José Luís Oreiro sublinha que a "manifestação de 7 de setembro foi feita, no fundo, com dois objetivos: primeiro, animar a sua plateia e, segundo, para juntá-los em poucos lugares para dar a impressão para o Congresso Nacional e para o Supremo Tribunal Federal de que o Bolsonaro tem muita força". Mas a agenda do presidente até as eleições presidenciais do próximo ano, ressalta, é tentar manter o grupo de apoiadores coeso. "O que as manifestações indicam é o desespero de Bolsonaro, que está tentando, com essas manobras, manter os seus 20% de aprovação para ver se ele consegue chegar no segundo turno [das eleições de 2022] e aí polarizar com Lula".

Para o historiador Valério Arcary, nas manifestações "Bolsonaro deixou claro que não renunciará à luta implacável pelo poder". A tática do presidente no momento, pontua, "consiste em ganhar tempo. Morde a assopra. Ocupa o centro das cidades, mas não autoriza distúrbios. Faz ameaças golpistas, mas lança uma carta apaziguadora. Mas qual é a estratégia? Garantir um reposicionamento melhor para a disputa eleitoral, e garantir a reeleição? Sim, mas não é só isso. O governo da extrema direita liderado por um neofascista não é um governo 'normal' com uma agenda de contrarreformas neoliberais. Bolsonaro tem como estratégia uma nova localização do capitalismo brasileiro no mundo em uma aliança estratégica com uma fração do imperialismo norte-americano contra a China".

(Fonte IHU)

 

Nenhum comentário: