Em ‘A tirania do presente’, você constata que nossas
sociedades deixaram de se preocupar com o longo prazo e as gerações futuras.
Quando isso começou?
Podemos
fazer retroceder essa desconexão à modernidade. A modernidade representa a
ruptura do mundo dos direitos, da subjetividade e da humanidade. E essas
rupturas ocorreram ao nos libertarmos das amarras do passado e das promessas do
futuro incorporadas por religiões que antes ensinavam o sacrifício do presente.
Os ritmos políticos e o próprio conceito de coesão social mudaram. Porque se os
indivíduos se tornarem senhores do seu próprio futuro, poderão remodelá-lo. Substituímos
as instituições imutáveis e herdadas por instituições que podem ser
perpetuamente questionadas.
Será que a própria estrutura do nosso sistema político
complica a nossa relação com o longo prazo?
A
democracia é um regime do presente, e é crucial que assim permaneça, mas
deve obedecer a vários ritmos: o das instituições, o da vontade geral, o da
lei… Mas a vontade geral não pode ser reduzida simplesmente ao “capricho do
momento” ao qual as eleições parecem estar sujeitas. Uma nação tem uma
existência que faz parte de um contínuo, portanto, são necessários guardiões
dessa continuidade.
Para conciliar urgência e longo prazo, o senhor nos convida
em seu livro a examinar nossa condição de terranos, além da de indivíduos e
cidadãos. O que esse novo rótulo permitiria?
Os
procedimentos institucionais para estabelecer o longo prazo são essenciais, mas não são suficientes. Os
indivíduos também precisam ter internalizado essa prática de planejamento
futuro. Porque você pode tomar todas as decisões que quiser sobre os
comportamentos a serem adotados para reduzir o consumo de energia, por exemplo,
mesmo assim os resultados serão extremamente ruins se eles não forem
internalizados pelos cidadãos. Na democracia, as decisões institucionais e o comportamento
individual devem estar alinhados. Em regimes totalitários, onde o conceito de
indivíduo não existe, o problema não se coloca – a vontade da China
torna-se a vontade do povo chinês, porque este é forçado a conformar-se; não há
diálogo social. Mas, em uma democracia, esse alinhamento é essencial.
E como criamos as condições para esse alinhamento?
O
mundo moderno era inicialmente um mundo do indivíduo. O que permitiu que o
conceito de cidadão se consolidasse foi o fato de ter emergido gradualmente
como uma forma de proteção. Isso não aconteceu de forma repentina. Se deu
devido a guerras, lutas de classes e muitas outras provações que demonstraram a
importância dessa segunda dimensão.
Você cita Cynthia Fleury na
introdução, que essencialmente escreve que, enquanto não “batermos no muro”,
não seremos capazes de nos “colocar a caminho”. Pode-se pensar que, entre o
retorno da guerra à Europa, a pandemia de Covid-19 e verões que chegam a 42°C,
já fomos lançados à realidade em velocidade vertiginosa. E, no entanto, nada
parece realmente mudar…
Edgar Morin disse algo semelhante: o “nós” prevalece sobre
o “eu” quando enfrentamos uma provação terrível. Mas os eventos atuais mostram
que essa narrativa do muro não é totalmente precisa. Não acredito em um caminho
de Damasco para as mudanças climáticas, na lógica da conversão pela
brutalidade dos acontecimentos.
É
por isso que estou desenvolvendo o conceito de exercícios democráticos.
Precisamos implementar experimentos, como um “parlamento das gerações”, que
poderia ser modelado a partir de convenções cidadãs e nos permitiria abordar
diretamente a questão da justiça intergeracional e compartilhar o conhecimento. As teorias da justiça (que são teorias da distribuição) são
geralmente concebidas em termos de ricos contra pobres. Essa questão deve ser
ampliada para as relações entre gerações. Refletir sobre o que constitui a
justiça entre gerações também poderia ter a vantagem de atrair as gerações mais
jovens de volta à política. Porque, atualmente, os eleitores mais assíduos são
também os mais idosos. Enquanto se poderia pensar que deveria ser o contrário:
ao completar 18 anos hoje, você terá que viver a vida inteira com as decisões
tomadas pelos governos.
Que mandato exato daríamos a esses “parlamentos das
gerações”?
Precisamos
de assembleias permanentes das gerações futuras que desenvolvam uma abordagem
mais ponderada para o futuro, que permitam a coexistência de vozes divergentes.
Mas essas experiências não devem se tornar instituições. As instituições
diminuem o ritmo, acalmam as mentes, mas elas devem permanecer despertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário