O senador Lobão Filho (PMDB), pré-candidato ao Governo do Maranhão, afirmou que a produção e o desenvolvimento com o fortalecimento dos municípios serão prioridades do próximo governo. O pronunciamento foi feito no último sábado, em São Luís (MA), durante a solenidade de comemoração do primeiro aniversário do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC), onde foram homenageados o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, prefeitos, parlamentares e dirigentes do Consórcio. “Consegui promover o encontro desses prefeitos com o ministro Lobão, que viabilizou o encontro dos prefeitos com o presidente da Vale. O resultado hoje é que a Vale respeita os municípios por onde passa a sua ferrovia. A companhia investe no social, porque descobriu que tão importante quanto o lucro a ser distribuído entre os seus acionistas é o lucro social. É o benefício que a Vale pode deixar ao povo das comunidades nos quais tem interferência direta”, disse o pré-candidato.
Comentário do blogueiro - Prezado pré...pré-candidato ao governo do nosso Estado só porque conseguiu marcar um encontro via seu pai com o presidente da VALE e os 'famintos prefeitos do corredor Carajás não significa que a empresa recordista em crimes ambientais e trabalhistas esteja dialogando e fazendo o seu dever de casa com as comunidades impactadas pelas suas atividades produtivo-predatórias no Estado. Muito pelo contrário. Olhem esses dados do IPEA e da própria VALE, e me digam:
- O valor bruto do minério de ferro que passa pelas comunidades do Corredor Carajás é de mais de 90 milhões de reais por dia. Enquanto isso, quase a metade das famílias que vivem ao longo da ferrovia têm como renda média menos de um salário mínimo por mês.
- A Vale gasta 22 dólares para extrair e transportar o minério de ferro até o porto de São Luís, vendendo esse minério no exterior por uma média de 105 dólares! Cinco vezes mais!
- O desemprego nos municípios atravessados pela Ferrovia segundo os dados da VALE é da ordem de 16,9%, bem maior que a média dos Estados do MA (11,8%) e PA (13,7%) Nota-se que essa taxa, segundo vários pesquisadores está sub-estimada!
- Em 21 dos 27 municípios atravessados pela ferrovia, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é menor que a média dos seus Estados. Somente dois ultrapassaram a média desde 1991.
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